Duração

300h (4 meses)

Início

07/01/2019

Programa

10 módulos

Preço: 1490€

1650€

Preço (reais): R$ 6.575 | Preço (dólares): $ 1,681 QM

 
 
 

Resumo

O turismo é cada vez mais um fator chave quando se fala na economia em Portugal. De acordo com o estudo sobre as tendências do turismo na União Europeia na última década até 2016, em Portugal o turismo contribui diretamente para cerca de 9% do PIB, a segunda maior percentagem não apenas da Europa mas também dos países desenvolvidos da OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico). O turismo português vale ainda 20% das exportações do país e 58% das exportações na área dos serviços.

A Organização Mundial do Turismo sublinha que o sector está a ser muito importante para a recuperação da  economia portuguesa, "contribuindo para a criação de emprego e a 'saúde' da balança comercial", sendo que em 2016, as receitas com os turistas estrangeiros em Portugal subiram 11% para 12,7 mil milhões de euros.

Neste cenário, a pós-graduação em Turismo e Gestão Hoteleira, pretende desenvolver competências técnicas para enfrentar os desafios do mercado dos sectores turístico e hoteleiro, dotando os formandos de conhecimentos no domínio da gestão, inovação, marketing, finanças, planeamento, investimento e operação hoteleira, bem como animação turística e organização de eventos. E, desta forma, contribuir para a implementação de estratégias nas organizações hoteleiras e turísticas e consecutivamente aumentar a competitividade das mesmas no(s) mercado(s) em que atuam.

A PRONTO

1490€
poupa 150€

A CRÉDITO

1650€
em 5 prestações de 330€

Objetivos

Gerais

Dotar os formandos de conhecimentos sobre os conceitos e tendências de turismo e hotelaria, planeamento e desenvolvimentos turísticos sustentáveis,  organização de eventos e animação turística, bem como gestão hoteleira e as suas diferentes operações, viabilizando as bases necessárias à aquisição de competências para o empreendedorismo e gestão turística e hoteleira.

Específicos

Concluída a ação de formação, os e-alunos deverão ser capazes de:
- Caracterizar o mercado do turismo e hotelaria e a sua dinâmica, conhecendo as tendências do sector e as suas implicações em termos dos negócios hoteleiros;
- Adquirir conhecimentos sobre planeamento e desenvolvimento turístico sustentável, e competências para implementar e gerir um desenvolvimento turístico;
- Apreender conceitos básicos de finanças empresariais em hoteleira e turismo, assim como conseguir preparar um dossier de investimento e avaliar uma empresa hoteleira;
- Estruturar, elaborar e apresentar um plano de negócio;
- Conhecer as ferramentas de marketing para a criação de estratégias eficazes;
- Conhecer os princípios de gestão hoteleira, os tipos de estabelecimentos e ferramentas de gestão;
- Adquirir competências de gestão nas operações de Food & Beverage, conhecer o departamento de F&B, ferramentas de controlo, e qualidade e segurança nos serviços;
- Conhecer conceitos básicos do funcionamento do Front Office de uma unidade hoteleira, bem como a sua organização funcional, localização, áreas de serviço e distribuição de equipamentos, mas também na definição do perfil quer físico quer psicológico exigido a um bom profissional da receção, técnicas de organização do serviço, formas de acolhimento e atendimento de clientes, os tipos de relações que se podem estabelecer com o hóspede e com os outros departamentos do hotel e empresas, aspetos relacionados com a segurança e procedimentos relativos à proteção de pessoas e bens.
- Adquirir competências que lhe permitam reconhecer as diferentes tipologias de eventos, compreender e aplicar de forma autónoma e em contexto operacional, as diferentes fases na organização de um evento.
- Compreender a importância da animação no contexto da atividade turística, elaborar um projeto e conceber produtos e serviços de animação turística.

Conteúdos Programáticos

Mód. 1

1. Tendências e Inovação
1.1 Tendências do Mercado Turístico e Hoteleiro
1.2 Inovação no Turismo
1.3 Legislação Hoteleira

Mód. 2

2. Planeamento e Desenvolvimento Turístico
2.1 Planeamento e desenvolvimento sustentável no turismo
2.2 Planeamento turístico

Mód. 3

3. Finanças Empresariais em Hotelaria e Turismo
3.1 Análise financeira
3.2 Financiamento da promoção de hotéis
3.3 Análise de demonstrações financeiras
3.4 Preparação de um dossier de investimento
3.5 Avaliação de uma empresa de hotelaria

Mód. 4

4. Plano de Negócio
4.1 Ideias e oportunidades de negócio
4.2 Conceito de negócio
4.3 Análise do meio envolvente e do negócio
4.4 Plano de Negócio
4.5 Atividades para a elaboração de um Plano de Negócio
4.6 Apresentação do Plano de Negócio

Mód. 5

5. Marketing
5.1 Introdução ao Marketing
5.2 A Oferta Comercial: Produto e Preço
5.3 A Distribuição: Fator de Diferenciação Estratégica
5.4 A Comunicação de Marketing: Estratégias e Ferramentas
5.5 Práticas e Técnicas de Estudos de Mercado
5.6 Estratégia de Posicionamento
5.7 Gestão de Marcas
5.8 Plano de Marketing, Estratégias e Métricas
5.9 Introdução ao Marketing Digital
5.10 Como Triunfar no Exterior: Estratégias de Marketing Internacional

Mód. 6

6. Princípios de Gestão Hoteleira
6.1 A Evolução da Hotelaria
6.2 A Empresa Hoteleira
6.3 Os estabelecimentos Hoteleiros
6.4 Ferramentas da Gestão Hoteleira

Mód. 7

7. Gestão de Operações Hoteleiras F&B (Food & Beverage)
7.1 Enquadramento do Departamento de F&B
7.2 Operação de F&B
7.3 Ferramentas de Organização, Gestão e Controlo de F&B
7.4 Qualidade e Segurança nos Serviços de F&B
7.5 Aplicações e Software de Gestão de F&B

Mód. 8

8. Gestão de Operações Hoteleiras FO (Front Office)
8.1 A receção/portaria
8.2 Pessoal de receção/portaria
8.3 Imagem profissional do rececionista
8.4 O espaço da receção e a decoração das áreas de atendimento de público
8.5 Técnicas de organização do serviço de receção
8.6 Técnicas de receção e secretariado
8.7 As comunicações
8.8 Relações da receção/portaria com outros departamentos do estabelecimento e com outras empresas e atividades turísticas
8.9 Sistemas e técnicas de segurança de pessoas e bens
8.10 Serviço de noite na receção

Mód. 9

9. Organização de Eventos e Protocolo
9.1 O evento enquanto ferramenta de comunicação – introdução
9.2 O Planeamento de um evento
9.3 O evento: Imagem e organização
9.4 O protocolo na gestão e organização de eventos
9.5 A organização e o relacionamento com os patrocinadores
9.6 A organização e a relação com os Órgãos de Comunicação Social

Mód. 10

10. Animação Turística
10.1 Animação e Turismo: A importância da animação no contexto da atividade turística
10.2 O sector da Animação Turística
10.3 Projeto de Animação Turística
10.4 Conceção de produtos e serviços de Animação Turística
10.5 Novas dinâmicas na Animação Turística

Metodologia

  • O curso encontra-se dividido por Módulos num formato cumpridor dos standards internacionais de e-learning;
  • O curso tem o apoio de e-formadores, que variam de módulo para módulo, aos quais poderá colocar as suas questões a qualquer momento;
  • Em cada módulo decorrerão:
    • Sessões de esclarecimentos síncronas (Opcionais, não sujeitas a avaliação. As marcações das sessões síncronas devem ser efetuadas até 48h antes da data prevista para o endereço de e-mail: secretaria@formacaonline.com);
    • Sessões assíncronas (em horário flexível, para autoestudo e desenvolvimento de atividades propostas ao ritmo de cada e-aluno).
  • O e-aluno poderá aceder aos conteúdos do curso a qualquer hora do dia ou da noite, fins-de-semana e feriados, em função da sua disponibilidade, tendo apenas como restrição terminar o curso até ao último dia de formação;
  • O e-aluno tem a possibilidade de efetuar o download de alguns materiais de formação para gravar no seu computador ou imprimir;
  • Cada módulo é avaliado com base num exame final e num trabalho individual, contando respetivamente 70% e 30% da avaliação final do módulo;
  • Os e-alunos consideram-se aprovados sempre que obtenham classificações iguais ou superiores a 10 valores numa escala de avaliação de 0 a 20 valores.
  • A classificação final de cada módulo é obtida pela aplicação da seguinte fórmula:

Classificação Final Módulo

  • A classificação da Pós-Graduação final é obtida pela aplicação da seguinte fórmula:

M1 = Tendências e Inovação
M2 = Planeamento e Desenvolvimento Turístico
M3 = Finanças Empresariais em Hotelaria e Turismo
M4 = Plano de Negócio
M5 = Marketing
M6 = Princípios de Gestão Hoteleira
M7 = Gestão de Operações Hoteleiras F&B (Food & Beverage)
M8 = Gestão de Operações Hoteleiras FO (Front Office)
M9 = Organização de Eventos e Protocolo
M10 = Animação Turística

Processo de admissão

Pré-requisitos
Licenciatura e/ou Experiência profissional comprovada

Seleção
Análise do Curriculum Vitae
Certificado de Habilitações

Documentos a enviar após inscrição
Documento comprovativo do pagamento do curso

Público-alvo

3Pessoas que pretendam adquirir conhecimentos gerais relacionados com a temática de gestão hoteleira e turismo. 

Profissionais do sector hoteleiro ou do turismo, bem como os novos empreendedores ou aqueles que procuram um desempenho profissional ou atualização nesta área.

4Profissionais licenciados em outras áreas de atividade, que desejam exercer funções em hotelaria e turismo. 

Certificado

Esta Pós-Graduação garante dupla certificação, caso atinja os objetivos pedagógicos da pós-graduação, ou seja, que obtenha uma avaliação igual ou superior a 10 numa escala de 0-20:

ACertificado de Pós-Graduação emitido pela FormaçãOnline, válido para a obtenção de créditos (ECTS), na candidatura a um Mestrado ou Doutoramento, ao abrigo do Processo de Bolonha, constituindo-se também, como uma valorização curricular na admissão a concursos públicos e privados.

BRegisto na Caderneta Individual de Competências do e-aluno, emitido através da plataforma SIGO – Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa, de acordo com a Portaria n.º 474/2010 de 8 de julho em caso de aproveitamento total ou parcial.

Tecnologia

world-512Para frequentar este curso é necessário ter acesso a um computador com ligação à Internet e um browser (programa para navegar na web), como o Chrome, Safari, Firefox ou Internet Explorer.

my_computerNão necessita de instalar quaisquer programas no seu computador para poder aceder ao curso.

 

Preencha o formulário abaixo e tenha acesso à brochura com a informação completa sobre esta Pós-Graduação!