Duração

300h (4 meses)

Início

15/01/2019

Programa

9 módulos

Preço: 1490€

1650€

Preço (reais): R$ 6.575 | Preço (dólares): $ 1,681 QM

 
 
 

Resumo

Num mundo em que os mercados e os negócios estão cada vez mais complexos, globais e em constante evolução, torna-se fundamental e indispensável uma gestão competente para o sucesso das organizações.

Gerir uma PME é um desafio onde todas as ferramentas e competências poderão ser úteis para vencer. Com esta formação, pretende-se dotar os formandos de uma visão global e atual dos diferentes departamentos de uma empresa ou áreas funcionais: finanças, marketing, vendas, estratégia e recursos humanos.

Orientada para quem exerce ou pretende exercer um cargo de gestão ou direção de pequenas e médias empresas, ou outras organizações semelhantes, a Pós-graduação em Gestão de PMEs promove o desenvolvimento de competências, bem como o conhecimento de metodologias e técnicas que permitem ao gestor atuar com sucesso nos novos mercados competitivos e inovadores, tanto em contexto nacional com internacional, fazendo face à crescente globalização e liberalização.

Esta Pós-Graduação da FormaçãOnline foi elaborada com conteúdos e ferramentas de gestão para as Pequenas e Médias Empresas, pretendendo desenvolver competências na temática da gestão e desta forma contribuir para a implementação de estratégias nas organizações e consecutivamente aumentar a competitividade das mesmas no(s) mercado(s) em que atuam.

A PRONTO

1490€
poupa 150€

A CRÉDITO

1650€
em 5 prestações de 330€

Objetivos

Gerais

- Dotar os participantes de conhecimentos sobre gestão empresarial e sobre as áreas funcionais de uma empresa (finanças, marketing, vendas, estratégia e recursos humanos), viabilizando as bases necessárias à gestão dos negócios de uma PME.
- Preparar os formandos para os desafios diários de um gestor, através de exemplos práticos que se aproximam à realidade encontrada nas PMEs nacionais, promovendo o desenvolvimento de capacidades de liderança, motivação e da gestão das equipas, indispensáveis ao gestor moderno.

Específicos

Concluída a ação de formação, os e-alunos deverão ser capazes de:
- Compreender, de forma aprofundada, o meio ambiente onde as empresas se posicionam;
- Conhecer as estratégias fundamentais na criação de um modelo de negócio;
- Estruturar, elaborar e apresentar um plano de negócio;
- Compreender e aplicar os principais conceitos contabilísticos;
- Adquirir conhecimentos sobre sistemas de controlo de gestão, incluindo a definição de um orçamento e respetivo controlo;
- Adquirir competências em planeamento financeiro, gestão previsional, análise de riscos de investimentos financeiros, cálculo e análise do valor das ações e das obrigações;
- Dar a conhecer as diversas técnicas de análise da informação contabilística e dos indicadores económico-financeiros e demonstrar a importância da identificação dos problemas económico-financeiros, de forma a aconselhar a aplicação de medidas corretivas de gestão, principalmente de cariz financeiro e potenciar o equilíbrio estrutural e a rendibilidade da empresa;
- Conhecer técnicas e estratégias comerciais que permitam participar com sucesso em processos de negociação, venda e gestão de clientes, garantindo a satisfação e fidelização dos mesmos;
- Conhecer ferramentas de marketing para a criação de estratégias eficazes;
- Desenvolver um conjunto de conhecimentos e competências pessoais fundamentais na Gestão de Recursos Humanos e de equipas.

Conteúdos Programáticos

Módulo 1

1. Gestão Estratégica e Conceção de Modelo de Negócio
1.1 Gestão Estratégica
1.2 Modelo de Negócio

Módulo 2

2. Plano de Negócio
2.1 Ideias e oportunidades de negócio
2.2 Conceito de negócio
2.3 Análise do meio envolvente e do negócio
2.4 Plano de Negócio
2.5 Atividades para a elaboração de um Plano de Negócio
2.6 Apresentação do Plano de Negócio

Módulo 3

3. Fundamentos de Contabilidade
3.1 Contabilidade como sistema de informação
3.2 O Património
3.3 Lançamento dos factos patrimoniais
3.4 Análise das contas de balanço I
3.5 Análise de contas de balanço II
3.6 O balanço
3.7 Análise das contas de resultados
3.8 Demonstração de resultados

Módulo 4

4. Controlo de Gestão
4.1 Conceitos básicos
4.2 O orçamento e o controlo orçamental
4.3 Sistemas de controlo de gestão
4.4 Tableau de Bord e Balanced Score Card

Módulo 5

5. Gestão Financeira
5.1 Planeamento financeiro
5.2 Custo do capital
5.3 Riscos dos investimentos financeiros
5.4 Racionalização do capital
5.5 Gestão previsional
5.6 Valor das ações
5.7 Valor das obrigações

Módulo 6

6. Análise Financeira
6.1 Objeto e Método da Análise económico-financeira
6.2 Equilíbrio estrutural (médio longo prazo)
6.3 Gestão dos Capitais circulantes (curto prazo)
6.4 Rendibilidade e Risco dos Capitais investidos
6.5 Orçamento: um instrumento de gestão

Módulo 7

7. Técnicas de vendas e gestão comercial
7.1 A Evolução do conceito de gestão de vendas
7.2 Função Comercial e o processo de venda
7.3 O cliente e o processo de compra
7.4 O Processo de pré-venda
7.5 O Processo de venda
7.6 O Processo de pós-venda

Módulo 8

8. Marketing
8.1 Introdução ao Marketing
8.2 A Oferta Comercial: Produto e Preço
8.3 A Distribuição: Fator de Diferenciação Estratégica
8.4 A Comunicação de Marketing: Estratégias e Ferramentas
8.5 Práticas e Técnicas de Estudos de Mercado
8.6 Estratégia de posicionamento
8.7 Gestão de Marcas
8.8 Plano de Marketing, Estratégias e Métricas
8.9 Introdução ao Marketing Digital
8.10 Como Triunfar no Exterior: Estratégias de Marketing Internacional

Módulo 9

9. Gestão estratégica de Recursos Humanos
9.1 A Gestão de Recursos Humanos
9.2 Recrutamento
9.3 Como recrutar online?
9.4 Selecionar os melhores candidatos
9.5 Plano de Formação
9.6 Levantamento de Necessidades de Formação
9.7 Gestão de Competências
9.8 Avaliação de Desempenho: objetivos, critérios e avaliadores
9.9 O Processo de Avaliação de Desempenho
9.10 Conceção e Gestão de um Sistema de Avaliação de Desempenho
9.11 Modelos de Compensação e Benefícios
9.12 Compensação e a Motivação
9.13 Liderança de Equipas

Metodologia

  • O curso encontra-se dividido por Módulos num formato cumpridor dos standards internacionais de e-learning;
  • O curso tem o apoio de e-formadores, que variam de módulo para módulo, aos quais poderá colocar as suas questões a qualquer momento;
  • Em cada módulo decorrerão:
    • Sessões de esclarecimentos síncronas (Opcionais, não sujeitas a avaliação. As marcações das sessões síncronas devem ser efetuadas até 48h antes da data prevista para o endereço de e-mail: secretaria@formacaonline.com);
    • Sessões assíncronas (em horário flexível, para autoestudo e desenvolvimento de atividades propostas ao ritmo de cada e-aluno).
  • O e-aluno poderá aceder aos conteúdos do curso a qualquer hora do dia ou da noite, fins-de-semana e feriados, em função da sua disponibilidade, tendo apenas como restrição terminar o curso até ao último dia de formação;
  • O e-aluno tem a possibilidade de efetuar o download de alguns materiais de formação para gravar no seu computador ou imprimir;
  • Cada módulo é avaliado com base num exame final e num trabalho individual, contando respetivamente 70% e 30% da avaliação final do módulo;
  • Os e-alunos consideram-se aprovados sempre que obtenham classificações iguais ou superiores a 10 valores numa escala de avaliação de 0 a 20 valores.
  • A classificação final de cada módulo é obtida pela aplicação da seguinte fórmula:

Classificação Final Módulo

  • A classificação da Pós-Graduação final é obtida pela aplicação da seguinte fórmula:

M1 = Gestão Estratégica e Conceção de Modelo de Negócio
M2 = Plano de Negócio
M3 = Fundamentos de Contabilidade
M4 = Controlo de Gestão
M5 = Gestão Financeira
M6 = Análise Financeira
M7 = Técnicas de vendas e gestão comercial
M8 = Marketing
M9 = Gestão estratégica de Recursos Humanos

Processo de admissão

Pré-requisitos
Licenciatura e/ou Experiência profissional comprovada

Seleção
Análise do Curriculum Vitae
Certificado de Habilitações

Documentos a enviar após inscrição
Documento comprovativo do pagamento do curso

Público-alvo

3Quadros médios, gerentes e diretores de pequenas e médias empresas. 

4Profissionais independentes, empreendedores, empresários, ou organizações semelhantes, consultores ou formadores da área da gestão empresarial, que pretendam melhorar as suas qualificações e competências profissionais em matérias relacionadas com a gestão de empresas e outras organizações.

Licenciados de diferentes cursos que pretendam enriquecer o seu currículo e ambicionem reforçar ou adquirir novas competências capazes de dar resposta aos desafios da gestão organizacional.

Pessoas que pretendam adquirir conhecimentos gerais relacionados com a temática de gestão numa visão mais estratégica e empresarial.

Certificado

Esta Pós-Graduação garante dupla certificação, caso atinja os objetivos pedagógicos da pós-graduação, ou seja, que obtenha uma avaliação igual ou superior a 10 numa escala de 0-20:

ACertificado de Pós-Graduação emitido pela FormaçãOnline, válido para a obtenção de créditos (ECTS), na candidatura a um Mestrado ou Doutoramento, ao abrigo do Processo de Bolonha, constituindo-se também, como uma valorização curricular na admissão a concursos públicos e privados.

BRegisto na Caderneta Individual de Competências do e-aluno, emitido através da plataforma SIGO – Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa, de acordo com a Portaria n.º 474/2010 de 8 de julho em caso de aproveitamento total ou parcial.

Tecnologia

world-512Para frequentar este curso é necessário ter acesso a um computador com ligação à Internet e um browser (programa para navegar na web), como o Chrome, Safari, Firefox ou Internet Explorer.

my_computerNão necessita de instalar quaisquer programas no seu computador para poder aceder ao curso.

 

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