Duração

300h (4 meses)

Início

15/05/2019

Programa

10 módulos

Preço: 1490€

1650€

Preço (reais): R$ 6.587 | Preço (dólares): $ 1,676 QM

 
 
 

Resumo

A "gestão da qualidade" pode ser definida como as atividades coordenadas para dirigir e controlar uma organização no que diz respeito à qualidade (in ISO 9000:2015). A maior parte das vezes, quando se pensa nesta definição, considera-se que o impacto da qualidade ocorre na satisfação do cliente, mas a verdade é que este impacto pode ser direto na reputação da organização.

Nos dias de hoje, ser Responsável/Gestor da Qualidade só com conhecimentos da norma implementada, não é suficiente. Os Gestores de Topo necessitam de apoio para melhorar a eficiência dos seus processos e para isto, é fundamental a existência nas organizações de pessoas com conhecimentos mais elevados, de gestão da qualidade.

Esta Especialização pretende aprofundar diferentes temas relacionados com a Gestão da Qualidade e, desta forma, proporcionar-lhe conhecimentos sobre várias temáticas normalmente desconhecidas para as organizações e que podem ser implementadas de forma a acrescentar valor para os Sistemas de Gestão.

A PRONTO

1490€
poupa 150€

A CRÉDITO

1650€
em 5 prestações de 330€

Objetivos

Gerais

Capacitar profissionais com conhecimentos sobre diversas ferramentas que promovem o desenvolvimento dos seus sistemas de gestão e o alinhamento deste com os objetivos estratégicos da organização.

Específicos

Concluída a ação de formação, os e-alunos deverão ser capazes de:
- Demonstrar conhecimentos sobre a Gestão Estratégica das organizações, viabilizando as bases necessárias à aquisição de competências para a definição, planificação, implementação e avaliação de uma estratégia;
- Adquirir competências para o desenvolvimento, implementação e acompanhamento de um Balanced Scorecard;
- Desenvolver competências para o adequado desenvolvimento e implementação de projetos de gestão por processos;
- Adquirir competências para desenvolver o pensamento baseado em risco, no âmbito dos sistemas de gestão, de modo a aplicar algumas ferramentas adequadas de gestão do risco para implementar uma avaliação de risco;
- Aplicar em contexto real de trabalho as ferramentas de gestão da qualidade, melhoria e resolução de problemas;
- Adquirir competências para aplicar e interpretar os métodos e técnicas de um sistema de custos da qualidade;
- Adquirir conhecimentos gerais sobre a Lean Six Sigma;
- Promover a qualidade do atendimento em situações de reclamação nas organizações com vista à satisfação e manutenção do cliente;
- Desenvolver comportamentos, atitudes e ferramentas facilitadores da comunicação e relacionamento interpessoal;
- Adquirir competências para implementar um plano de gestão da mudança.

Conteúdos Programáticos

Mód. 1

1. Gestão Organizacional
1.1 Gestão Estratégica
1.2 Contexto Externo
1.3 Contexto Interno
1.4 Vantagem competitiva

Mód. 2

2. Balanced Scorecard
2.1 Gestão do Desempenho
2.2 Introdução à Abordagem BSC
2.3 Conceitos Fundamentais do Balanced ScoreCard
2.4 Implementação do Balanced ScoreCard
2.5 Complementos do Balanced ScoreCard

Mód. 3

3. Gestão por processos
3.1 Introdução à gestão por processos
3.2 Abordagem por processos
3.3 Gestão por processos
3.4 Metodologias para a identificação dos processos

Mód. 4

4. Gestão do Risco aplicada à ISO 9001:2015
4.1 Introdução à Gestão de Risco
4.2 Sistema de Gestão do Risco - ISO 31000
4.3 Pensamento baseado no risco
4.4 Transformar os riscos em oportunidades
4.5 Ferramentas de Gestão de risco

Mód. 5

5. Ferramentas da Qualidade
5.1 Qualidade: perspetivas teóricas
5.2 Ferramentas Básicas da Qualidade
5.3 Ferramentas estratégicas da qualidade
5.4 Outras ferramentas da qualidade

Mód. 6

6. Custos da qualidade
6.1 Introdução
6.2 Qualidade
6.3 A Norma NP 4239:1994

Mód. 7

7. Introdução à Lean Six Sigma
7.1 Introdução
7.2 Tipos de desperdícios
7.3 Ferramenta DMAIC

Mód. 8

8. Gestão de Reclamações
8.1 Significado e consequências de uma reclamação
8.2 Expetativas e necessidades do cliente e comportamento reclamante
8.3 O processo comunicacional na gestão de reclamações
8.4 Gestão de reclamações e tratamento de informação
8.5 Insatisfação do cliente e gestão de emoções
8.6 Gestão de reclamações e recuperação de clientes

Mód. 9

9. Comunicação e Relacionamento Interpessoal
9.1 A comunicação nas relações interpessoais
9.2 Estilos de comunicação
9.3 Processo de desenvolvimento interpessoal
9.4 O conflito nas relações interpessoais
9.5 Motivação humana
9.6 O grupo como domínio privilegiado das relações interpessoais

Mód. 10

10. Gestão da Mudança Organizacional
10.1 Mudança Organizacional
10.2 Plano da Mudança Organizacional
10.3 Estratégias, Métodos e Técnicas de Mudança
10.4 Mudança e Desenvolvimento Organizacional
10.5 Gestão de Conflitos

Metodologia

  • O curso encontra-se dividido por Módulos num formato cumpridor dos standards internacionais de e-learning;
  • O curso tem o apoio de e-formadores, que variam de módulo para módulo, aos quais poderá colocar as suas questões a qualquer momento;
  • Em cada módulo decorrerão:
    • Sessões de esclarecimentos síncronas (Opcionais, não sujeitas a avaliação. As marcações das sessões síncronas devem ser efetuadas até 48h antes da data prevista para o endereço de e-mail: secretaria@formacaonline.com);
    • Sessões assíncronas (em horário flexível, para autoestudo e desenvolvimento de atividades propostas ao ritmo de cada e-aluno).
  • O e-aluno poderá aceder aos conteúdos do curso a qualquer hora do dia ou da noite, fins-de-semana e feriados, em função da sua disponibilidade, tendo apenas como restrição terminar o curso até ao último dia de formação;
  • O e-aluno tem a possibilidade de efetuar o download de alguns materiais de formação para gravar no seu computador ou imprimir;
  • Cada módulo é avaliado com base num exame final e num trabalho individual, contando respetivamente 70% e 30% da avaliação final do módulo;
  • Os e-alunos consideram-se aprovados sempre que obtenham classificações iguais ou superiores a 10 valores numa escala de avaliação de 0 a 20 valores.
  • A classificação final de cada módulo é obtida pela aplicação da seguinte fórmula:

Classificação Final Módulo

  • A classificação final é obtida pela aplicação da seguinte fórmula:

M1 = Gestão Organizacional
M2 = Balanced Scorecard
M3 = Gestão por processos
M4 = Gestão do Risco aplicada à ISO 9001:2015
M5 = Ferramentas da Qualidade
M6 = Custos da qualidade
M7 = Introdução à Lean Six Sigma
M8 = Gestão de Reclamações
M9 = Comunicação e Relacionamento Interpessoal
M10 = Gestão da Mudança Organizacional

Processo de admissão

Pré-requisitos
Licenciatura e/ou Experiência profissional comprovada

Seleção
Análise do Curriculum Vitae
Certificado de Habilitações

Documentos a enviar após inscrição
Documento comprovativo do pagamento do curso

Público-alvo

3Gestores de topo, diretores, responsáveis de área e responsáveis de processo.

Responsáveis e técnicos de sistemas de gestão da qualidade.

4Auditores e consultores de sistemas de gestão da qualidade.

Certificado

No final do curso receberá dois certificados, caso atinja os objetivos pedagógicos da formação, ou seja, que obtenha uma avaliação igual ou superior a 10 numa escala de 0-20:

ACertificado de Especialização emitido pela FormaçãOnline, válido para a obtenção de créditos (ECTS), na candidatura a um Mestrado ou Doutoramento, ao abrigo do Processo de Bolonha, constituindo-se também, como uma valorização curricular na admissão a concursos públicos e privados.
*Esta especialização tem o mesmo valor legal que uma pós-graduação na obtenção de créditos (ECTS).

BRegisto na Caderneta Individual de Competências do e-aluno, emitido através da plataforma SIGO – Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa, de acordo com a Portaria n.º 474/2010 de 8 de julho em caso de aproveitamento total ou parcial.

Tecnologia

world-512Para frequentar este curso é necessário ter acesso a um computador com ligação à Internet e um browser (programa para navegar na web), como o Chrome, Safari, Firefox ou Internet Explorer.

my_computerNão necessita de instalar quaisquer programas no seu computador para poder aceder ao curso.

 

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