Curso online de

Técnicas documentais em língua portuguesa – correspondência comercial

89,00€

Duração: 25 horas
Preço (reais): R$ 395 | Preço (dólares): $ 101 QM

Áreas de formação: , .

Descrição do curso

Resumo

O sucesso da comunicação comercial escrita advém não só de um bom conhecimento linguístico, dos conhecimentos gramaticais que temos da língua portuguesa,  mas também dos conhecimentos redacionais/de escrita que possuímos, ou seja, da capacidade de nos exprimirmos de forma clara, coesa e coerente, expondo ideias, pensamentos, projetos ou tarefas a executar.

Tudo o que fazemos na vida, fazemos em função dos nossos relacionamentos com os outros (a nível pessoal, social ou profissional) e connosco mesmo. E a base de todo o relacionamento está na comunicação. Comunicar significa tornar algo comum. Quando uma pessoa transmite uma informação a outra, essa informação passa a ser comum a ambas. Um empreendedor que não consiga expressar os seus interesses de forma equilibrada tem poucas probabilidades de sucesso. Comunicar é sair de si mesmo para ir ao encontro do outro, envolvendo-o na mensagem transmitida.

Neste sentido, o presente curso encontra-se dividido em três partes – comunicação escrita e norma linguística, técnicas de elaboração de documentação interna e técnicas de elaboração de correspondência externa – onde poderá descobrir ou cimentar conhecimentos comunicacionais e redacionais relacionados com a comunicação empresarial escrita, enquanto cidadão comum ou trabalhador na área da comunicação das empresas ou entre empresas.

Objetivos

Gerais:
– Conhecer as regras de comunicação escrita na organização.
– Aplicar as técnicas de elaboração da documentação interna e externa.

Específicos:
Concluída a ação de formação, os e-alunos deverão ser capazes de:
– Conhecer e aplicar as regras subjacentes à competência escrita;
– Utilizar materiais divulgadores de práticas de escrita;
– Definir correspondência, identificando a sua importância em contexto laboral;
– Identificar as funções da correspondência;
– Reconhecer as partes constituintes da correspondência interna e externa;
– Identificar os assuntos tratados por tipologia textual;
– Reconhecer e aplicar a terminologia e abreviaturas próprias à escrita organizacional;
– Escrever cartas e ofícios e outros modelos de correspondência externa – circulares.

Conteúdos Programáticos

1. Comunicação escrita e norma linguística
1.1 Comunicação e comunicação escrita
1.2 A correspondência na comunicação organizacional
1.3 Funções da correspondência
1.4 A norma linguística
1.5 Deteção e correção de erros na comunicação escrita
1.6 Dicionários e Prontuários

2. Técnicas de elaboração de documentação interna
2.1 A correspondência comercial interna

3. Técnicas de elaboração de documentação externa
3.1 A correspondência comercial externa
3.2 Terminologia e abreviaturas
3.3 Redação de cartas e ofícios
3.4 Modelos de correspondência externa

Metodologia

  • O curso encontra-se dividido por Unidades num formato cumpridor dos standards internacionais de e-learning;
  • O curso tem apoio de um e-formador ao qual poderá colocar as suas questões a qualquer momento;
  • O formando poderá aceder aos conteúdos do curso a qualquer hora do dia ou da noite, fins-de-semana e feriados, em função da sua disponibilidade, tendo apenas como restrição o ter de terminar o curso até ao último dia de formação;
  • O formando tem a possibilidade de efetuar o download de alguns materiais de formação para gravar no seu computador ou imprimir.

Destinatários

Técnicos e assistentes administrativos, profissionais da área da comunicação, estudantes e público em geral que se interessem pela comunicação e por bem comunicar, bem escrever, bem realizar, atingindo, consequentemente, o objetivo comunicacional a que se propuseram nas comunicações realizadas.

Pré-Requisitos

Esta formação não exige qualquer conhecimento prévio do tema.

Avaliação

No modelo de e-learning o e-aluno tem a possibilidade de frequentar o curso e realizar as atividades nos dias e horários que desejar, desde que dentro dos prazos definidos para o curso.

A avaliação depende dos seguintes itens:
– avaliação obtida nos testes;
– classificação obtida nos desafios.

A conclusão da formação com Aproveitamento implica a obtenção de uma classificação final igual ou superior a 10 (dez) valores na nota de avaliação final, numa escala de 0 a 20 valores. A conclusão da formação com aproveitamento resulta na obtenção de um Certificado de Formação Profissional, emitido de acordo com os requisitos legais em vigor, que será enviado para a morada indicada pelo e-aluno até um prazo máximo de 15 dias após a conclusão da ação de formação.

Recursos Tecnológicos

– Para frequentar esta formação é necessário ter acesso a um computador com ligação estável à Internet e um browser (programa para navegar na web), como o Chrome, Safari, Firefox ou Internet Explorer.
– Não necessita de instalar quaisquer programas no seu computador para poder aceder à formação.
– Para aceder à plataforma é preciso ter o nome de utilizador e a respetiva senha, criados aquando da realização da inscrição e respetivo pagamento.

Calendário da formação

MêsInício
Dezembro2018-12-31