Descrição do curso
Resumo
O Coaching é uma ferramenta de desenvolvimento e de gestão do comportamento humano. Tem como objetivo levar o indivíduo ao estado desejado, através de mudanças e transformações sustentáveis com foco no aumento da performance e na melhoria de resultados.
É um processo de desenvolvimento de competências que recorre conhecimentos e ferramentas de variadas áreas do conhecimento como a Psicologia, as Neurociências, a Gestão, a Programação Neurolinguística(PNL), a Gestão de Recursos Humanos, a Antropologia, Sociologia, entre outras.
A partir dos cinquenta e cinco anos inicia-se período de grandes mudanças que exige reflexão sobre o que se deseja para o futuro. Este novo ciclo representa um novo começo e o processo de coaching vai encorajar a que o indivíduo planeie, questione crenças e valores, perceba emoções vividas e resgate sonhos e projetos adormecidos.
Objetivos
Gerais:
Desenvolver e aperfeiçoar as competências chave para a prática do Coaching e do auto-coaching e integrar o desenvolvimento pessoal e a Programação Neurolinguística na prática do Coaching bem como experienciar técnicas de Coaching.
Proporcionar um auto-conhecimento potenciador de opções, acção e resultados para que viva esta fase de vida em toda a sua plenitude.
Específicos:
Concluída a ação de formação os e-alunos serão capazes de:
– Conhecer os modelos e ferramentas de intervenção em Coaching;
– Realizar o autoconhecimento e o processo de transformação pessoal;
– Perceber competências e qualidades;
– Identificar estratégias para reforçar a confiança e autoestima;
– Viver com maior qualidade de vida.
Conteúdos Programáticos
1. História e evolução do coaching
1.1 História e evolução do Coaching
1.2 Coaching e outras profissões de desenvolvimento pessoal
1.3 A atitude Coach e o Autocoaching
1.4 O Coach e o Coachee
1.5 Metodologia do Coaching
1.6 As diversas vertentes do coaching (Life Coaching, Executive Coaching, Career Coaching, Coaching de Equipas e Coaching Ontológico)
2. Programação neurolinguística
2.1 História da Programação Neurolinguística
2.2 Coaching e Programação Neurolinguística
2.3 Modelo de Comunicação e Programação Neurolinguística
2.4 Abordagens da Programação Neurolinguística
2.5 Pressupostos da Programação Neurolinguística
2.6 Roda da Vida e Plano de Vida
2.7 Crenças e Desconstrução de Crenças
2.8 Hierarquia de valores e Alinhamento de Valores
2.9 Emoções e Identificação de emoções
3. Plano de Vida +55
3.1 Traçar objetivos e metas
3.2 Chave para atingir objetivos realizáveis
3.3 Modelos para traçar Objetivos
3.4 A linha do Tempo
3.5 Quem sou eu?
3.6 A zona de conforto
3.7 Do Sonho à Concretização
3.8 Modelo para a sessão de coaching
3.9 Modelo para a sessão de autocoaching
3.10 O propósito das perguntas
3.11 O tipo de perguntas
3.12 Código de ética na prática do coaching
Metodologia
– A formação encontra-se dividida por Unidades num formato cumpridor dos standards internacionais de e-learning;
– A formação tem apoio de um e-formador ao qual poderá colocar as suas questões a qualquer momento;
– O e-aluno poderá aceder aos conteúdos da formação a qualquer hora do dia ou da noite, fins de semana e feriados, em função da sua disponibilidade, tendo apenas como restrição o ter de terminar o curso até ao último dia de formação;
– O e-aluno tem a possibilidade de efetuar o download de alguns materiais de formação para gravar no seu computador ou imprimir.
Destinatários
- Pessoas +55 interessadas em auto-motivação, estabelecimento e cumprimento de metas pessoais/profissionais.
- Pessoas +55 interessadas no seu desenvolvimento pessoal e/ou no das pessoas do seu meio de influência.
- Pessoas + 55 interessadas em desenvolver a atividade de coach.
- Líderes de Equipa que pretendem usar técnicas de Coaching para motivar o seu grupo de trabalho nesta e desta faixa etária.
Pré-Requisitos
Esta formação não exige qualquer conhecimento prévio do tema.
Avaliação
No modelo de e-learning o e-aluno tem a possibilidade de frequentar o curso e realizar as atividades nos dias e horários que desejar, desde que dentro dos prazos definidos para o curso.
A avaliação depende dos seguintes itens:
– avaliação obtida nos testes;
– classificação obtida nos desafios.
A conclusão da formação com Aproveitamento implica a obtenção de uma classificação final igual ou superior a 10 (dez) valores na nota de avaliação final, numa escala de 0 a 20 valores. A conclusão da formação com aproveitamento resulta na obtenção de um Certificado de Formação Profissional, emitido de acordo com os requisitos legais em vigor, que será enviado para a morada indicada pelo e-aluno até um prazo máximo de 15 dias após a conclusão da ação de formação.
Recursos Tecnológicos
– Para frequentar esta formação é necessário ter acesso a um computador com ligação estável à Internet e um browser (programa para navegar na web), como o Chrome, Safari, Firefox ou Internet Explorer.
– Não necessita de instalar quaisquer programas no seu computador para poder aceder à formação.
– Para aceder à plataforma é preciso ter o nome de utilizador e a respetiva senha, criados aquando da realização da inscrição e respetivo pagamento.
Contacte-nos!
Calendário da formação
Mês | Início |
---|---|
Fevereiro | 2019-02-18 |
Opinião dos formandos

A formação era objectiva, concreta, e desafiante. Foi-me bastante útil e uniu conceitos muito importantes. Foi imensamente útil para me formar.