Curso online de

Secretariado e Gestão Administrativa

150,00€

Duração: 50 horas
Preço (reais): R$ 665 | Preço (dólares): $ 171 QM

Área de formação: .

Descrição do curso

Resumo

O presente curso visa proporcionar aos e-formandos a aquisição de competências e atitudes que lhes permitam apreender conceitos e aplicar conhecimentos, utilizando os instrumentos adequados ao exercício de uma profissão, cada vez mais exigente perante novos desafios, quer a nível científico, quer tecnológico. Os conteúdos programáticos da disciplina têm por base um conjunto de temas que se ajustam às funções que são desempenhadas pelos técnicos de secretariado e que se articulam com a dimensão económica da realidade social, quer nacional, quer local.

Por conseguinte, encontra-se dividido em sete temas/unidades – Introdução ao Secretariado; Cortesia, etiqueta e protocolo no atendimento; Organização do Trabalho e Gestão do Tempo; Técnicas de redação de comunicações; Técnicas de Atendimento Pessoal e Telefónico; A Organização e Execução de Reuniões; Gestão Documental e Arquivo.

Objetivos

Gerais:
Conhecer um conjunto de técnicas, instrumentos e métodos que permitam um desempenho adequado às funções de secretariado a partir de competências e métodos de trabalho eficazes.

Específicos:
Concluída a ação de formação, os e-alunos deverão ser capazes de:
– Compreender a evolução do secretariado e as novas exigências da função;
– Conhecer o perfil do profissional de secretariado e as tarefas executadas;
– Conhecer métodos de gestão do tempo;
– Conhecer os instrumentos de organização do trabalho;
– Planificar a organização de uma reunião;
– Adquirir técnicas de comunicação e atendimento.

Conteúdos Programáticos

1. Introdução ao Secretariado  
1.1 O Secretariado como uma Profissão em Evolução
1.2 O Perfil do Profissional de Secretariado e as suas Tarefas
1.3 Enumerar as diferenças entre secretariado geral e de direção
1.4 Ética e deontologia profissional

2. Organização do Trabalho e Gestão do Tempo  
2.1 Técnicas individuais de trabalho
2.2 Planeamento de tarefas
2.3 Desperdiçadores de tempo
2.4 Agenda tradicional – gestão de agenda e calendário
2.5 Agenda eletrónica – correio eletrónico
2.6 Delegação eficaz

3. Cortesia, etiqueta e protocolo no atendimento
3.1 Imagem
3.2 Tratamentos honoríficos (escritos e verbais)
3.3 Civilidade no escritório
3.4 Cortesia no atendimento
3.5 Protocolo aplicado à comunicação escrita
3.6 Organização e comportamento em reuniões de trabalho, refeições, precedências

4. Técnicas de Atendimento Pessoal e Telefónico/O Atendimento e Comunicação
4.1 Etapas do atendimento
4.2 Regras do atendimento

5. A comunicação escrita/Técnicas de redação de comunicações
5.1 Redação de cartas e de outros documentos administrativos
5.1.1 A comunicação interna
5.1.2 Correspondência comercial
5.1.3 Comunicações Administrativas
5.1.4 Vocabulário das Comunicações Administrativas

6. A Organização e Execução de Reuniões
6.1 Planeamento e organização de reuniões
6.2 Agenda e Ordem de Trabalhos
6.3 Convocatórias
6.4 Secretariado de reuniões
6.5 Normas legais e usuais a ter em conta no decurso de uma reunião
6.6 Tomada de notas e rascunhos provisórios
6.7 Divulgação de documentos provenientes de reuniões
6.8 Resumos de reuniões: documentos de síntese, não formais
6.9 Atas: elementos que devem conter e normas a seguir na sua redação

7. A Organização da Informação/Gestão Documental e Arquivo
7.1 Arquivo – conceitos fundamentais
7.2 Arquivo como sistema de informação
7.3 Novas tecnologias em arquivo

Metodologia

  • O curso encontra-se dividido por Unidades num formato cumpridor dos standards internacionais de e-learning;
  • O curso tem apoio de um e-formador ao qual poderá colocar as suas questões a qualquer momento;
  • O formando poderá aceder aos conteúdos do curso a qualquer hora do dia ou da noite, fins-de-semana e feriados, em função da sua disponibilidade, tendo apenas como restrição o ter de terminar o curso até ao último dia de formação;
  • O formando tem a possibilidade de efetuar o download de alguns materiais de formação para gravar no seu computador ou imprimir.

Destinatários

O curso destina-se a assessores, profissionais de secretariado e técnicos administrativos.

Pré-Requisitos

Esta formação não exige qualquer conhecimento prévio do tema.

Avaliação

No modelo de e-learning o e-aluno tem a possibilidade de frequentar o curso e realizar as atividades nos dias e horários que desejar, desde que dentro dos prazos definidos para o curso.

A avaliação depende dos seguintes itens:
– avaliação obtida nos testes;
– classificação obtida nos desafios.

A conclusão da formação com Aproveitamento implica a obtenção de uma classificação final igual ou superior a 10 (dez) valores na nota de avaliação final, numa escala de 0 a 20 valores. A conclusão da formação com aproveitamento resulta na obtenção de um Certificado de Formação Profissional, emitido de acordo com os requisitos legais em vigor, que será enviado para a morada indicada pelo e-aluno até um prazo máximo de 15 dias após a conclusão da ação de formação.

Recursos Tecnológicos

– Para frequentar esta formação é necessário ter acesso a um computador com ligação estável à Internet e um browser (programa para navegar na web), como o Chrome, Safari, Firefox ou Internet Explorer.
– Não necessita de instalar quaisquer programas no seu computador para poder aceder à formação.
– Para aceder à plataforma é preciso ter o nome de utilizador e a respetiva senha, criados aquando da realização da inscrição e respetivo pagamento.

Calendário da formação

MêsInício
Dezembro2018-12-19