Curso online de

Nutrição na Prevenção, Tratamento e Recuperação de Doença Oncológica

120,00€

Duração: 30 horas
Preço (reais): R$ 532 | Preço (dólares): $ 137 QM

Áreas de formação: , .

Descrição do curso

Resumo

Segundo a União Internacional para o Controlo do Cancro (UICC), 8.2 milhões de pessoas morrem anualmente vítimas desta patologia e de acordo com a Direção-Geral de Saúde (DGS) os tumores malignos (principalmente da traqueia, brônquios e pulmão) são a principal causa de morte para a população portuguesa, com idades compreendidas entre os 30 e os 70 anos, ultrapassando as doenças cardiovasculares.

Apesar de poder existir alguma predisposição genética para alguns tipos de cancro, a investigação científica aponta para o facto de existirem alguns comportamentos diretamente associados à sua prevenção. Uma alimentação saudável e a prática regular de exercício físico são os dois fatores-chave na prevenção da doença oncológica.

Em virtude do aumento da esperança média de vida, da urbanização e de subsequentes alterações no estilo de vida e nas condições ambientais, o cancro tem vindo a tornar-se um problema de saúde de importante magnitude em todo o mundo. De acordo com o Instituto Nacional do Cancro (INCA), embora não exista até ao momento uma arma que possa ser utilizada no combate ao cancro, várias formas da doença podem ser tratadas e ter a sua evolução controlada, de modo que a expectativa e a qualidade de vida dos pacientes têm aumentado. As pesquisas também têm demonstrado que os riscos para os vários tipos de cancro podem ser reduzidos ao se eliminarem carcinogénicos já identificados – ou pelo menos ao se diminuir a exposição a esses – mas, sem a completa identificação dos fatores de risco correspondentes, essa prevenção primaria é difícil de ser implementada. Além disso, a redução ou eliminação de alguns fatores de risco muitas vezes irá requerer mudanças no estilo de vida que não são fáceis de ser efetivadas.

Estima-se que mais de 2/3 dos cancros em humanos possam ser prevenidos mediante uma modificação apropriada no estilo de vida, especialmente na dieta.

Objetivos

Gerais:
Adquirir conhecimentos acerca dos cuidados nutricionais na doença oncológica.

Específicos:
Concluída a ação de formação, os e-alunos deverão ser capazes de:
– Descrever o papel da nutrição na prevenção da doença oncológica;
– Identificar as intervenções nutricionais em situação de doença oncológica;
– Enumerar e descrever os cuidados nutricionais a instituir em casos de doença oncológica.

Conteúdos Programáticos

1. Nutrição na Etiologia da doença oncológica
1.1 Prevalência da Doença Oncológica
1.2 Carcinogénese
1.3 Nutrição na Etiologia da Doença Oncológica

2. Implicações nutricionais da doença oncológica
2.1 Manifestações Clínicas
2.2 Terapia Nutricional

3. Cuidados Nutricionais na doença oncológica
3.1 Impacto Nutricional das várias terapias utilizadas em caso de doença oncológica
3.2 Cuidado Nutricional em adultos com diagnóstico de doença neoplásica
3.3 Cuidado Nutricional em crianças com diagnóstico de doença neoplásica
3.4 Terapias Complementares e Alternativas
3.5 Alimentos Funcionais e Cancro

Metodologia

  • O curso encontra-se dividido por Unidades num formato cumpridor dos standards internacionais de e-learning;
  • O curso tem apoio de um e-formador ao qual poderá colocar as suas questões a qualquer momento;
  • O formando poderá aceder aos conteúdos do curso a qualquer hora do dia ou da noite, fins-de-semana e feriados, em função da sua disponibilidade, tendo apenas como restrição o ter de terminar o curso até ao último dia de formação;
  • O formando tem a possibilidade de efetuar o download de alguns materiais de formação para gravar no seu computador ou imprimir.

Destinatários

Profissionais da área da saúde e que desejem aprofundar os seus conhecimentos de Nutrição em Oncologia, para intervenção em meio hospitalar, clínico, entre outros.
Outros profissionais que pretendam adquirir conhecimentos nesta área.
Todas as pessoas que queiram aumentar os seus conhecimentos na área da Nutrição em Oncologia.

Pré-Requisitos

Esta formação não exige qualquer conhecimento prévio do tema.

Avaliação

No modelo de e-learning o e-aluno tem a possibilidade de frequentar o curso e realizar as atividades nos dias e horários que desejar, desde que dentro dos prazos definidos para o curso.

A avaliação depende dos seguintes itens:
– avaliação obtida nos testes;
– classificação obtida nos desafios.

A conclusão da formação com Aproveitamento implica a obtenção de uma classificação final igual ou superior a 10 (dez) valores na nota de avaliação final, numa escala de 0 a 20 valores. A conclusão da formação com aproveitamento resulta na obtenção de um Certificado de Formação Profissional, emitido de acordo com os requisitos legais em vigor, que será enviado para a morada indicada pelo e-aluno até um prazo máximo de 15 dias após a conclusão da ação de formação.

Recursos Tecnológicos

– Para frequentar esta formação é necessário ter acesso a um computador com ligação estável à Internet e um browser (programa para navegar na web), como o Chrome, Safari, Firefox ou Internet Explorer.
– Não necessita de instalar quaisquer programas no seu computador para poder aceder à formação.
– Para aceder à plataforma é preciso ter o nome de utilizador e a respetiva senha, criados aquando da realização da inscrição e respetivo pagamento.

Pretende iniciar este curso imediatamente?

Contacte-nos!

Calendário da formação

MêsInício
Dezembro2018-12-26