Curso online de

e-Tutoria

100,00€

Duração: 20 horas
Preço (reais): R$ 444 | Preço (dólares): $ 114 QM

Área de formação: .

Descrição do curso

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Resumo

O e-Tutor é responsável por planear, implementar, orientar, monitorizar e avaliar uma ação de formação em regime de e-learning. Poderão ser utilizados outros termos para definir as mesmas funções, entre os quais e-formador ou e-mediador. Face às diferenças que distinguem uma formação presencial de uma formação a distância, surge a necessidade de e-tutor estar consciente de algumas mudanças fulcrais para o sucesso de uma formação em e-learning. A ausência da presença física do e-tutor enfatiza a importância do seu papel na eliminação de dificuldades inerentes a esta modalidade de formação, cabendo ao e-tutor disponibilizar e moderar as ferramentas e eventos necessários para estimular dinâmicas que permitam a interação do e-aluno com o e-tutor, com os conteúdos pedagógicos e com outros e-alunos.

Objetivos

Gerais:
Adquirir competências para o desenvolvimento de atividades recursos didáticos adequados a uma formação em e-Learning

Específicos:
Concluída a acção de formação os formandos serão capazes de:
– Reconhecer e identificar as principais características do e-Learning;
– Descrever as funções e características de um e-tutor e de um e-aluno;
– Planear uma formação adequada ao regime e-learning;
– Desenhar atividades de aprendizagem a distância;
– Construir e utilizar recursos digitais que possam ser integrados em plataformas de e-Learning

Conteúdos Programáticos


O e-Learning
– O que é o e-Learning
– Conceitos e características do e-Learning
– Vantagens do e-Learning
– Aprendizagem flexível
– Pressupostos do e-Learning

A Aprendizagem e o e-Learning
– Aprendizagem Síncrona e Assíncrona
– Diferentes Estilos de Aprendizagem
– O e-aluno

O papel do e-tutor ou e-Formador
– Funções e responsabilidades
– Áreas de atuação
– A importância do apoio ao e-aluno
– Qualidades do e-tutor

O desenho de uma e-Formação
– Definição de objetivos
– Desenho Instrucional
– Apresentação dos Conteúdos

A Avaliação
– A avaliação
– Natureza da avaliação
– Planificação da avaliação
– Avaliação formal e informal
– Definição de standards
– Necessidades de formação e avaliação diagnóstica
– Tipos da avaliação – quanto ao momento
– Tipos de avaliação – quanto ao processo
– Subjetividade da avaliação
– Indicadores e critérios de avaliação
– Avaliação das aprendizagens
– Técnicas e instrumentos de avaliação
– Critérios de escolha
– A avaliação em e-learning

Metodologia

– A formação encontra-se dividida por Unidades num formato cumpridor dos standards internacionais de e-learning;
– A formação tem apoio de um e-formador ao qual poderá colocar as suas questões a qualquer momento;
– O e-aluno poderá aceder aos conteúdos da formação a qualquer hora do dia ou da noite, fins de semana e feriados, em função da sua disponibilidade, tendo apenas como restrição o ter de terminar o curso até ao último dia de formação;
– O e-aluno tem a possibilidade de efetuar o download de alguns materiais de formação para gravar no seu computador ou imprimir.

Destinatários

Profissionais da área da Educação e Formação que pretendam desenvolver os seus conhecimentos sobre o e-Learning e a e-Tutoria; Profissionais com responsabilidades de conceção de recursos didáticos para e-Learning.

Pré-Requisitos

Esta formação não exige qualquer conhecimento prévio do tema.

Avaliação

No modelo de e-learning o e-aluno tem a possibilidade de frequentar o curso e realizar as atividades nos dias e horários que desejar, desde que dentro dos prazos definidos para o curso.

A avaliação depende dos seguintes itens:
– avaliação obtida nos testes;
– classificação obtida nos desafios.

A conclusão da formação com Aproveitamento implica a obtenção de uma classificação final igual ou superior a 10 (dez) valores na nota de avaliação final, numa escala de 0 a 20 valores. A conclusão da formação com aproveitamento resulta na obtenção de um Certificado de Formação Profissional, emitido de acordo com os requisitos legais em vigor, que será enviado para a morada indicada pelo e-aluno até um prazo máximo de 15 dias após a conclusão da ação de formação.

Recursos Tecnológicos

– Para frequentar esta formação é necessário ter acesso a um computador com ligação estável à Internet e um browser (programa para navegar na web), como o Chrome, Safari, Firefox ou Internet Explorer.
– Não necessita de instalar quaisquer programas no seu computador para poder aceder à formação.
– Para aceder à plataforma é preciso ter o nome de utilizador e a respetiva senha, criados aquando da realização da inscrição e respetivo pagamento.

Ainda não existem turmas definidas.