Curso online de

Comunicação Efetiva e Assertiva

70,00€

Duração: 15 horas
Preço (reais): R$ 311 | Preço (dólares): $ 80 QM

Áreas de formação: , .

Descrição do curso

Resumo

O sucesso da comunicação advém não só de um bom conhecimento linguístico, ou seja, não advém apenas dos conhecimentos gramaticais que temos da língua portuguesa, mas também e, essencialmente, da nossa postura/comportamento enquanto atores sociais que somos e dos papéis que desempenhamos no nosso percurso pessoal ou profissional. Não é apenas aquilo que dizemos, mas também como nos apresentamos ao dizê-lo, que torna as outras pessoas interessadas na nossa mensagem e faz com que o objetivo comunicacional seja alcançado.

Tudo o que fazemos na vida, fazemos em função dos nossos relacionamentos: com o universo, com o ambiente físico e social e connosco mesmo. E a base de todo o relacionamento está na comunicação. Comunicar significa tornar algo comum. Quando uma pessoa transmite uma informação a outra, essa informação passa a ser comum a ambas. Uma comunicação assertiva significa emitir uma mensagem seguindo um objetivo, com coerência entre sentimentos, pensamentos e atitudes. O que se obtém com a assertividade é, principalmente, o equilíbrio das emoções negativas, sem impedir a sua expressão. Um empreendedor que não consiga expressar os seus interesses de forma equilibrada tem poucas probabilidades de sucesso. Comunicar é sair de si mesmo para ir ao encontro do outro.

Neste sentido, o presente curso encontra-se dividido em duas partes – a comunicação efetiva e a comunicação assertiva – onde poderá descobrir ou cimentar conhecimentos comunicacionais relacionados com a comunicação efetiva e assertiva enquanto cidadão comum ou trabalhador na área da comunicação.

Objetivos

Gerais:
– Identificar e distinguir os elementos básicos do processo comunicacional.
– Identificar fatores determinantes para a eficácia no processo de comunicação.
– Identificar e desenvolver estilos de comportamento assertivo.

Específicos:
Concluída a ação de formação, os e-alunos deverão ser capazes de:
– Identificar e caracterizar os elementos intervenientes no processo de comunicação e os diferentes perfis comunicacionais;
– Desenvolver a comunicação assertiva;
– Identificar e transpor as barreiras que surgem nas diferentes fases do processo de comunicação;
– Realizar os diversos tipos de processamento interno da informação;
– Aplicar os diferentes tipos de perguntas no processo de comunicação;
– Compreender a especificidade do seu comportamento e dos outros;
– Relacionar a sua própria conduta com as expectativas e o comportamento dos outros;
– Desenvolver um estilo eficaz de liderança que motive os seus colaboradores.

Conteúdos Programáticos

1. Comunicação Efetiva
1.1 Elementos básicos do processo comunicacional – Emissor/Recetor, Canal, Mensagem/código, Contexto e Feedback
1.2 Determinantes da comunicação eficaz
1.3 Estilos/Perfis comunicacionais – Passivo, Agressivo, Manipulador e Assertivo
1.4 A comunicação como objeto de dinamização de uma equipa de trabalho

2. Comunicação Assertiva
2.1 Particularidades e vantagens do perfil assertivo: empatia, escuta ativa/escuta dinâmica, conceito de contexto comum, semântica e sintaxe, paralinguagem
2.2 Barreiras à Comunicação: barreiras gerais do processo de comunicação e barreiras típicas das diferentes fases do processo de comunicação
2.3 Componente emocional da assertividade
2.4 Desenvolvimento da assertividade – processamento interno da informação

Metodologia

  • O curso encontra-se dividido por Unidades num formato cumpridor dos standards internacionais de e-learning;
  • O curso tem apoio de um e-formador ao qual poderá colocar as suas questões a qualquer momento;
  • O formando poderá aceder aos conteúdos do curso a qualquer hora do dia ou da noite, fins-de-semana e feriados, em função da sua disponibilidade, tendo apenas como restrição o ter de terminar o curso até ao último dia de formação;
  • O formando tem a possibilidade de efetuar o download de alguns materiais de formação para gravar no seu computador ou imprimir.

Destinatários

Técnicos e assistentes administrativos, profissionais da área da comunicação e do atendimento, estudantes e público em geral que se interessem pela comunicação e por bem comunicar, atingindo, deste modo, o objetivo comunicacional a que se propuseram nas comunicações realizadas.

Pré-Requisitos

Esta formação não exige qualquer conhecimento prévio do tema.

Avaliação

No modelo de e-learning o e-aluno tem a possibilidade de frequentar o curso e realizar as atividades nos dias e horários que desejar, desde que dentro dos prazos definidos para o curso.

A avaliação depende dos seguintes itens:
– avaliação obtida nos testes;
– classificação obtida nos desafios.

A conclusão da formação com Aproveitamento implica a obtenção de uma classificação final igual ou superior a 10 (dez) valores na nota de avaliação final, numa escala de 0 a 20 valores. A conclusão da formação com aproveitamento resulta na obtenção de um Certificado de Formação Profissional, emitido de acordo com os requisitos legais em vigor, que será enviado para a morada indicada pelo e-aluno até um prazo máximo de 15 dias após a conclusão da ação de formação.

Recursos Tecnológicos

– Para frequentar esta formação é necessário ter acesso a um computador com ligação estável à Internet e um browser (programa para navegar na web), como o Chrome, Safari, Firefox ou Internet Explorer.
– Não necessita de instalar quaisquer programas no seu computador para poder aceder à formação.
– Para aceder à plataforma é preciso ter o nome de utilizador e a respetiva senha, criados aquando da realização da inscrição e respetivo pagamento.

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Calendário da formação

MêsInício
Dezembro2018-12-31