Curso online de

Auditoria Interna e Controlo de Gestão

120,00€

Duração: 35 horas
Preço (reais): R$ 512 | Preço (dólares): $ 137 QM

Área de formação: .

Descrição do curso

Resumo

A conjuntura de crise financeira dos mercados aliada à instabilidade e dificuldade em prever o futuro, típicas da sociedade de informação, gerou a necessidade, por parte dos responsáveis das organizações, de obter um maior conhecimento do desempenho das suas atividades, para atingir eficácia na realização dos objetivos e de eficiência na utilização dos escassos recursos. Obriga as organizações a adotar estratégias que lhe permitam fomentar a competitividade e a produtividade, tendo como resultado a necessidade de credibilizar a informação financeira produzida junto dos stakeholders , para a obtenção de um custo de capital mais acessível junto da banca, um maior poder negocial junto dos fornecedores e transmitir uma imagem de segurança para funcionários e terceiros.

A auditoria surge num contexto de maior rigor, visando a transparência, credibilidade e segurança, através do desenvolvimento de soluções, instrumentos e modelos que proporcionem mais eficiência e eficácia à gestão.

Ao longo dos tempos, a auditoria teve presente diversas crises de confiança, motivadas pelos escândalos financeiros, no entanto as entidades de supervisão e as empresas de auditoria, têm vindo a tornar-se cada vez mais importantes, uma vez que contribuem para a retoma de confiança nos mercados financeiros e para a credibilização da profissão.

Assim, a qualidade da auditoria, o reforço da supervisão e o papel do auditor, são fatores chave que devem ser clarificados junto dos utilizadores das demonstrações financeiras.

Objetivos

Gerais:
Adquirir competências em enquadramento de auditoria, avaliação do risco e materialidade, procedimentos de conformidade e substantivos, planeamento em auditoria, amostragem em auditoria, auditoria aos processos de negócio e responsabilidade profissional do auditor.

Específicos:
Concluída a ação de formação, os e-alunos deverão ser capazes de:
– Implementar boas práticas de Auditoria;
– Avaliar, de acordo com os procedimentos de conformidade e substantivos, o risco e a fraude em auditoria;
– Recolher e analisar dados de amostragem, que permitam avaliar o sistema de controlo interno, de qualquer tipo de empresa;
– Analisar processos de negócios, nomeadamente o ciclo operacional, de investimentos e de financiamentos;
– Proceder de acordo com o Código Deontológico e Estatuto do ROC, Código de Conduta e Governo Societário, assegurando a confidencialidade e segurança da informação.

Conteúdos Programáticos

1. Introdução
1.1 Enquadramento de Auditoria
1.2 Auditoria e Contabilidade
1.3 Tipos de Opinião
1.4 A prova em Auditoria

2. Avaliação do Risco e Materialidade
2.1 O risco em Auditoria
2.2 A fraude em Auditoria
2.3 Tipos de Testes
2.4 Procedimentos de conformidade e procedimentos substantivos

3. Planeamento em Auditoria
3.1 Avaliação do sistema de controlo interno
3.2 Testes Substantivos

4. Amostragem em Auditoria
4.1 Risco de amostragem e não amostragem
4.2 Amostragem em testes substantivos e em teste de controlo

5. Auditorias em Processos de Negócio
5.1 Ciclo operacional
5.2 Ciclo de investimentos
5.3 Ciclo de financiamentos

6. Responsabilidade Profissional do auditor
6.1 Código deontológico do auditor e estatuto do ROC
6.2 Códigos de conduta e Governo Societário
6.3 Confidencialidade e segurança da informação

Metodologia

  • O curso encontra-se dividido por Unidades num formato cumpridor dos standards internacionais de e-learning;
  • O curso tem apoio de um e-formador ao qual poderá colocar as suas questões a qualquer momento;
  • O formando poderá aceder aos conteúdos do curso a qualquer hora do dia ou da noite, fins-de-semana e feriados, em função da sua disponibilidade, tendo apenas como restrição o ter de terminar o curso até ao último dia de formação;
  • O formando tem a possibilidade de efetuar o download de alguns materiais de formação para gravar no seu computador ou imprimir.

Destinatários

Todos aqueles que queiram complementar a formação inicial obtida no âmbito de uma licenciatura em gestão, marketing, ou outra relacionada.

Pré-Requisitos

Licenciatura e/ou Experiência profissional comprovada.

Avaliação

No modelo de e-learning o e-aluno tem a possibilidade de frequentar o curso e realizar as atividades nos dias e horários que desejar, desde que dentro dos prazos definidos para o curso.

A avaliação depende dos seguintes itens:
– avaliação obtida nos testes;
– classificação obtida nos desafios.

A conclusão da formação com Aproveitamento implica a obtenção de uma classificação final igual ou superior a 10 (dez) valores na nota de avaliação final, numa escala de 0 a 20 valores. A conclusão da formação com aproveitamento resulta na obtenção de um Certificado de Formação Profissional, emitido de acordo com os requisitos legais em vigor, que será enviado para a morada indicada pelo e-aluno até um prazo máximo de 15 dias após a conclusão da ação de formação.

Recursos Tecnológicos

– Para frequentar esta formação é necessário ter acesso a um computador com ligação estável à Internet e um browser (programa para navegar na web), como o Chrome, Safari, Firefox ou Internet Explorer.
– Não necessita de instalar quaisquer programas no seu computador para poder aceder à formação.
– Para aceder à plataforma é preciso ter o nome de utilizador e a respetiva senha, criados aquando da realização da inscrição e respetivo pagamento.

Pretende iniciar este curso imediatamente?

Contacte-nos!

Calendário da formação

MêsInício
Janeiro2019-01-22

Opinião dos formandos

Formação adequada, com conteúdo relevante, avaliação e desafios adequados à aprendizagem. Correspondeu totalmente à expetativa.
Daniela Bastos
Auditoria Interna e Controlo de Gestão


No geral recomendo.Manuais muito bem feitos com conteúdos interessantes e facilmente perceptíveis.  Feed back tanto do apoio como da coordenadora do curso muito positivos.
Mariana Almeida
Auditoria Interna e Controlo de Gestão