Numa altura que as redes sociais são cada vez mais importantes é necessário saber encontrar um equilíbrio entre os seus prós e os contras.

As redes sociais ocupam cada vez mais tempo nas rotinas diárias de cada um, e se estas lhe permitem conectar-se com pessoas do mundo inteiro, também podem tornar-se pouco saudáveis para a sua saúde. De acordo com a especialista Maura Albanesi, descubra quais as vantagens e desvantagens dos usos das redes sociais.

Primeiramente, é importante focar que as redes sociais são um ponto positivo quando se trata de facilitar a sua vida hoje em dia, mas usadas em excesso acabam por tornar-se prejudiciais.  Um desses motivos é a obrigação que as pessoas tem de ser felizes só para mostrar aos outros, a especialista refere que “é muito comum o utilizador não estar num bom dia e ao abrir o seu perfil, encontrar vários textos onde as pessoas mostram como estão felizes. É criado um cenário onde a sensação que se tem é a de obrigação em ser feliz…”.

Descubra agora quais os prós e os contras dos usos das redes sociais.

Prós:

– São uma ferramenta importante nas relações à distância, pois permitem que exista um contacto visual com a outra pessoa, mesmo que seja pelo ecrã do telemóvel.

– Oferecem a possibilidade de encontrar pessoas com gostos semelhantes aos seus e podem tornar as amizades virtuais em amizades reais.

– O facto de partilhar fotografias, textos ou vídeos, faz com que consiga expressar os seus sentimentos e pensamentos de uma forma saudável.

– Aumentam e estimulam a criatividade, uma vez que acaba por perder tempo à procura de novos conteúdos.

Contras:

– Acabam por lhe oferecer relações superficiais, onde não consegue revelar os seus verdadeiros sentimentos.

– Acaba por utilizar todo o seu tempo disponivel agarrado ao telefone, perdendo a consciência das horas e dos minutos.

– É desperdiçada energia e tempo ao ver o que outros fazem, em vez de se focar em si e na sua vida.

– Muitas das fotografias e vídeos partilhados acabam por ser de bons momentos, como por exemplo festas, viagens, jantares, entre outros, o que pode levar a que se desperte uma certa inveja, que no entanto não precisa de ser encarada como negativa.

– No caso das pessoas mais tímidas estas acabam por se expor mais nas redes sociais, acabando por ser esta a única forma de interagir com os outros.

Agora que já tem uma noção dos prós e dos contras, é importante que saiba que a forma como utiliza as suas redes sociais e o tempo que gasta nelas depende apenas de si. Foque-se em si e mantenha um equilíbrio.

 

10.01.2017
Fonte: http://lifestyle.sapo.pt