Duração

300h (4 meses)

Início

11/07/2018

Programa

10 módulos

Preço: 1490€

1650€

Preço (reais): R$ 6.487 | Preço (dólares): $ 1,719 QM

 
 
 

Resumo

A "gestão da qualidade" pode ser definida como as atividades coordenadas para dirigir e controlar uma organização no que diz respeito à qualidade (in ISO 9000:2015). A maior parte das vezes, quando se pensa nesta definição, considera-se que o impacto da qualidade ocorre na satisfação do cliente, mas a verdade é que este impacto pode ser direto na reputação da organização.

Nos dias de hoje, ser Responsável/Gestor da Qualidade só com conhecimentos da norma implementada, não é suficiente. Os Gestores de Topo necessitam de apoio para melhorar a eficiência dos seus processos e para isto, é fundamental a existência nas organizações de pessoas com conhecimentos mais elevados, de gestão da qualidade.

Esta Pós-Graduação pretende aprofundar diferentes temas relacionados com a Gestão da Qualidade e, desta forma, proporcionar-lhe conhecimentos sobre várias temáticas normalmente desconhecidas para as organizações e que podem ser implementadas de forma a acrescentar valor para os Sistemas de Gestão.

A PRONTO

1490€
poupa 150€

A CRÉDITO

1650€
em 5 prestações de 330€

Objetivos

Gerais

Capacitar profissionais com conhecimentos sobre diversas ferramentas que promovem o desenvolvimento dos seus sistemas de gestão e o alinhamento deste com os objetivos estratégicos da organização.

Específicos

Concluída a ação de formação, os e-alunos deverão ser capazes de:
- Demonstrar conhecimentos sobre a Gestão Estratégica das organizações, viabilizando as bases necessárias à aquisição de competências para a definição, planificação, implementação e avaliação de uma estratégia;
- Adquirir competências para o desenvolvimento, implementação e acompanhamento de um Balanced Scorecard;
- Desenvolver competências para o adequado desenvolvimento e implementação de projetos de gestão por processos;
- Adquirir competências para desenvolver o pensamento baseado em risco, no âmbito dos sistemas de gestão, de modo a aplicar algumas ferramentas adequadas de gestão do risco para implementar uma avaliação de risco;
- Aplicar em contexto real de trabalho as ferramentas de gestão da qualidade, melhoria e resolução de problemas;
- Adquirir competências para aplicar e interpretar os métodos e técnicas de um sistema de custos da qualidade;
- Adquirir conhecimentos gerais sobre a Lean Six Sigma;
- Promover a qualidade do atendimento em situações de reclamação nas organizações com vista à satisfação e manutenção do cliente;
- Desenvolver comportamentos, atitudes e ferramentas facilitadores da comunicação e relacionamento interpessoal;
- Adquirir competências para implementar um plano de gestão da mudança.

Conteúdos Programáticos

Mód. 1

1. Gestão Organizacional
1.1 Gestão Estratégica
1.2 Contexto Externo
1.3 Contexto Interno
1.4 Vantagem competitiva

Mód. 2

2. Balanced Scorecard
2.1 Gestão do Desempenho
2.2 Introdução à Abordagem BSC
2.3 Conceitos Fundamentais do Balanced ScoreCard
2.4 Implementação do Balanced ScoreCard
2.5 Complementos do Balanced ScoreCard

Mód. 3

3. Gestão por processos
3.1 Introdução à gestão por processos
3.2 Abordagem por processos
3.3 Gestão por processos
3.4 Metodologias para a identificação dos processos

Mód. 4

4. Gestão do Risco aplicada à ISO 9001:2015
4.1 Introdução à Gestão de Risco
4.2 Sistema de Gestão do Risco - ISO 31000
4.3 Pensamento baseado no risco
4.4 Transformar os riscos em oportunidades
4.5 Ferramentas de Gestão de risco

Mód. 5

5. Ferramentas da Qualidade
5.1 Qualidade: perspetivas teóricas
5.2 Ferramentas Básicas da Qualidade
5.3 Ferramentas estratégicas da qualidade
5.4 Outras ferramentas da qualidade

Mód. 6

6. Custos da qualidade
6.1 Introdução
6.2 Qualidade
6.3 A Norma NP 4239:1994

Mód. 7

7. Introdução à Lean Six Sigma
7.1 Introdução
7.2 Tipos de desperdícios
7.3 Ferramenta DMAIC

Mód. 8

8. Gestão de Reclamações
8.1 Significado e consequências de uma reclamação
8.2 Expetativas e necessidades do cliente e comportamento reclamante
8.3 O processo comunicacional na gestão de reclamações
8.4 Gestão de reclamações e tratamento de informação
8.5 Insatisfação do cliente e gestão de emoções
8.6 Gestão de reclamações e recuperação de clientes

Mód. 9

9. Comunicação e Relacionamento Interpessoal
9.1 A comunicação nas relações interpessoais
9.2 Estilos de comunicação
9.3 Processo de desenvolvimento interpessoal
9.4 O conflito nas relações interpessoais
9.5 Motivação humana
9.6 O grupo como domínio privilegiado das relações interpessoais

Mód. 10

10. Gestão da Mudança Organizacional
10.1 Mudança Organizacional
10.2 Plano da Mudança Organizacional
10.3 Estratégias, Métodos e Técnicas de Mudança
10.4 Mudança e Desenvolvimento Organizacional
10.5 Gestão de Conflitos

Metodologia

  • O curso encontra-se dividido por Módulos num formato cumpridor dos standards internacionais de e-learning;
  • O curso tem o apoio de e-formadores, que variam de módulo para módulo, aos quais poderá colocar as suas questões a qualquer momento;
  • Em cada módulo decorrerão:
    • Sessões de esclarecimentos síncronas (Opcionais, não sujeitas a avaliação. As marcações das sessões síncronas devem ser efetuadas até 48h antes da data prevista para o endereço de e-mail: secretaria@formacaonline.com);
    • Sessões assíncronas (em horário flexível, para autoestudo e desenvolvimento de atividades propostas ao ritmo de cada e-aluno).
  • O e-aluno poderá aceder aos conteúdos do curso a qualquer hora do dia ou da noite, fins-de-semana e feriados, em função da sua disponibilidade, tendo apenas como restrição terminar o curso até ao último dia de formação;
  • O e-aluno tem a possibilidade de efetuar o download de alguns materiais de formação para gravar no seu computador ou imprimir;
  • Cada módulo é avaliado com base num exame final e num trabalho individual, contando respetivamente 70% e 30% da avaliação final do módulo;
  • Os e-alunos consideram-se aprovados sempre que obtenham classificações iguais ou superiores a 10 valores numa escala de avaliação de 0 a 20 valores.
  • A classificação final de cada módulo é obtida pela aplicação da seguinte fórmula:

Classificação Final Módulo

  • A classificação da Pós-Graduação final é obtida pela aplicação da seguinte fórmula:

M1 = Gestão Organizacional
M2 = Balanced Scorecard
M3 = Gestão por processos
M4 = Gestão do Risco aplicada à ISO 9001:2015
M5 = Ferramentas da Qualidade
M6 = Custos da qualidade
M7 = Introdução à Lean Six Sigma
M8 = Gestão de Reclamações
M9 = Comunicação e Relacionamento Interpessoal
M10 = Gestão da Mudança Organizacional

Processo de admissão

Pré-requisitos
Licenciatura e/ou Experiência profissional comprovada

Seleção
Análise do Curriculum Vitae
Certificado de Habilitações

Documentos a enviar após inscrição
Documento comprovativo do pagamento do curso

Público-alvo

3Gestores de topo, diretores, responsáveis de área e responsáveis de processo.

Responsáveis e técnicos de sistemas de gestão da qualidade.

4Auditores e consultores de sistemas de gestão da qualidade.

Certificado

Esta Pós-Graduação garante dupla certificação, caso atinja os objetivos pedagógicos da pós-graduação, ou seja, que obtenha uma avaliação igual ou superior a 10 numa escala de 0-20:

ACertificado de Pós-Graduação emitido pela FormaçãOnline, válido para a obtenção de créditos (ECTS), na candidatura a um Mestrado ou Doutoramento, ao abrigo do Processo de Bolonha, constituindo-se também, como uma valorização curricular na admissão a concursos públicos e privados.

BRegisto na Caderneta Individual de Competências do e-aluno, emitido através da plataforma SIGO – Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa, de acordo com a Portaria n.º 474/2010 de 8 de julho em caso de aproveitamento total ou parcial.

Tecnologia

world-512Para frequentar este curso é necessário ter acesso a um computador com ligação à Internet e um browser (programa para navegar na web), como o Chrome, Safari, Firefox ou Internet Explorer.

my_computerNão necessita de instalar quaisquer programas no seu computador para poder aceder ao curso.

 

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