Duração

300h (4 meses)

Início

10/07/2018

Programa

9 módulos

Preço: 1490€

1650€

Preço (reais): R$ 6.487 | Preço (dólares): $ 1,719 QM

 
 
 

Resumo

O mundo mudou. Esta frase é comum na atualidade e são vários os momentos em que pode ser utilizada de forma adequada. Uma das alterações mais evidentes encontra-se ao nível das estruturas demográficas das sociedades atuais, especialmente se tivermos em conta as sociedades ocidentais. Hoje em dia a percentagem de idosos é bastante elevada e bastante superior à percentagem de crianças que se encontra nestas sociedades.

Os avanços das ciências médicas e farmacêuticas, em conjunto com a melhoria evidente das condições de vida, permitiram o aumento significativo da esperança média de vida. Este aumento tem um impacto direto sobre a nossa definição de velhice e não apenas porque vivemos mais anos. Quem é idoso? O que é ser idoso? Quem cuida do idoso e em que contextos? O aumento da longevidade criou diversas alterações sociais porque os papéis desempenhados pelos idosos e por quem os acompanha nesta fase da vida mudaram.

Se por um lado é cada vez mais evidente que a sociedade encara cada vez mais os idosos como pessoas ativas, também é verdade que o envelhecimento tem consequências sobre o funcionamento biológico do corpo, com a prevalência de muitas doenças a ser maior na velhice do que é noutras idades.

Nesta nova realidade existem necessidades para as quais é necessário criar respostas adequadas que permitam aos "novos" idosos viver com a máxima qualidade toda a vida que têm. Um dos primeiros passos a dar para que tal aconteça é formar profissionais competentes, dotados de conhecimentos teóricos e práticos fundamentais à prestação de cuidados de excelência aos idosos, sejam estes cuidados físicos, psicológicos ou sociais e dirigidos apenas aos idosos ou também aos seus familiares e cuidadores informais.

A Pós-graduação em Gerontologia e Geriatria pretende dar aos seus e-formandos um espaço de crescimento profissional e pessoal, bem como de partilha de experiências, que lhes permita levar para o seu local de trabalho um conjunto de estratégias e técnicas que potenciem os resultados dos seus desempenhos.

A PRONTO

1490€
poupa 150€

A CRÉDITO

1650€
em 5 prestações de 330€

Objetivos

Gerais

- Adquirir conhecimentos sobre os princípios base da Gerontologia e Geriatria.
- Compreender a relação existente entre a evolução da sociedade, o desenvolvimento humano e as necessidades apresentadas pelos idosos.
- Reconhecer as estratégias fundamentais ao bom desempenho do papel do Gerontólogo.

Específicos

Concluída a ação de formação, os e-alunos deverão ser capazes de:
- Conhecer os principais conceitos associados ao desenvolvimento humano.
- Relacionar as temáticas do desenvolvimento cognitivo e psicológico com a do envelhecimento.
- Identificar as principais áreas de prestação de primeiros socorros na Geriatria.
- Reconhecer e utilizar as principais estratégias de prestação de primeiros socorros na Geriatria.
- Compreender e utilizar adequadamente os conceitos de Reabilitação em Geriatria.
- Descrever o papel do técnico de Reabilitação em Geriatria.
- Identificar as principais patologias que devem ser alvo de reabilitação em Geriatria, recorrendo a técnicas e estratégias corretas.
- Conhecer os princípios fundamentais da alimentação e nutrição.
- Compreender as especificidades da alimentação e nutrição na área da Geriatria e de patologias específicas.
- Utilizar os conhecimentos teóricos para a construção de planos alimentares adequados às necessidades do idoso.
- Compreender os conceitos relacionados com a Demência, a prevalência da Demência na sociedade atual e as principais consequências para os portadores de Demência.
- Conhecer e utilizar adequadamente as principais estratégias de intervenção na Demência.
- Conhecer e utilizar adequadamente as principais estratégias de intervenção juntos dos familiares e cuidadores dos portadores de Demência.
- Conhecer e identificar as principais estruturas de apoio social à terceira idade.
- Conhecer e utilizar as técnicas e estratégias de animação mais adequadas junto da terceira idade.
- Definir e compreender a importância do perfil do cuidador.
- Conhecer e utilizar as principais técnicas e estratégias adequadas de prestação de cuidados diretos ao idoso.
- Conhecer e utilizar os princípios da medicação na área da Geriatria.
- Compreender as especificidades da intervenção em Cuidados Paliativos.

Conteúdos Programáticos

Módulo 1

1. Fundamentos em Gerontologia e Geriatria
1.1 Definição de Gerontologia e Geriatria
1.2 Gerontólogo: Perfil e Competências
1.3 Envelhecimento Demográfico
1.4 Deontologia e ética profissional

Módulo 2

2. Saúde e Envelhecimento Ativo
2.1 Biologia do envelhecimento
2.2 Envelhecimento normal e patológico
2.3 Promoção da saúde e prevenção de doença
2.4 Envelhecimento ativo
2.5 Avaliação Geriátrica

Módulo 3

3. Desenvolvimento Psicossocial e Psicogerontologia
3.1 Desenvolvimento Humano
3.2 Desenvolvimento Cognitivo e Envelhecimento
3.3 Desenvolvimento Psicológico e Envelhecimento

Módulo 4

4. Primeiros socorros em Geriatria
4.1 Úlceras por pressão
4.2 Risco de acidente
4.3 Primeiros socorros

Módulo 5

5. Reabilitação Geriátrica
5.1 Papel do técnico de geriatria no acompanhamento do idoso sedentário e com necessidade de reabilitação
5.2 Mobilidade e exercício físico
5.3 Reabilitação das patologias cardiovascular e respiratória
5.4 Reabilitação das patologias músculo-esqueléticas
5.5 Reabilitação nas patologias neurológicas – Plasticidade cerebral: a recuperação em função da idade

Módulo 6

6. Alimentação e Nutrição no idoso
6.1 Introdução à alimentação e nutrição
6.2 Necessidades Nutricionais e Hídricas
6.3 Cuidados nutricionais específicos e doenças
6.4 Distúrbios frequentes em idosos
6.5 Alimentação do idoso nas Instituições

Módulo 7

7. Neuropsicologia das Demências
7.1 A demência
7.2 A demência enquanto doença
7.3 Estratégias de intervenção junto dos familiares e cuidadores

Módulo 8

8. Intervenção Social na Terceira Idade
8.1 Instituições de apoio à terceira idade
8.2 Animação na Terceira Idade
8.3 Técnicas e Atividades de animação na terceira idade

Módulo 9

9. Envelhecimento e prestação de cuidados
9.1 Perfil do cuidador
9.2 Higiene da pessoa idosa
9.3 Posicionamentos para dependentes
9.4 Medicação e automedicamentação
9.5 Cuidados paliativos

Metodologia

  • O curso encontra-se dividido por Módulos num formato cumpridor dos standards internacionais de e-learning;
  • O curso tem o apoio de e-formadores, que variam de módulo para módulo, aos quais poderá colocar as suas questões a qualquer momento;
  • Em cada módulo decorrerão:
    • Sessões de esclarecimentos síncronas (Opcionais, não sujeitas a avaliação. As marcações das sessões síncronas devem ser efetuadas até 48h antes da data prevista para o endereço de e-mail: secretaria@formacaonline.com);
    • Sessões assíncronas (em horário flexível, para autoestudo e desenvolvimento de atividades propostas ao ritmo de cada e-aluno).
  • O e-aluno poderá aceder aos conteúdos do curso a qualquer hora do dia ou da noite, fins-de-semana e feriados, em função da sua disponibilidade, tendo apenas como restrição terminar o curso até ao último dia de formação;
  • O e-aluno tem a possibilidade de efetuar o download de alguns materiais de formação para gravar no seu computador ou imprimir;
  • Cada módulo é avaliado com base num exame final e num trabalho individual, contando respetivamente 70% e 30% da avaliação final do módulo;
  • Os e-alunos consideram-se aprovados sempre que obtenham classificações iguais ou superiores a 10 valores numa escala de avaliação de 0 a 20 valores.
  • A classificação final de cada módulo é obtida pela aplicação da seguinte fórmula:

Classificação Final Módulo

  • A classificação da Pós-Graduação final é obtida pela aplicação da seguinte fórmula:

M1 = Fundamentos em Gerontologia e Geriatria
M2 = Saúde e Envelhecimento Ativo
M3 = Desenvolvimento Psicossocial e Psicogerontologia
M4 = Primeiros socorros em Geriatria
M5 = Reabilitação Geriátrica
M6 = Alimentação e Nutrição no idoso
M7 = Neuropsicologia das Demências
M8 = Intervenção Social na Terceira Idade
M9 = Envelhecimento e prestação de cuidados

Processo de admissão

Pré-requisitos
Licenciatura e/ou Experiência profissional comprovada

Seleção
Análise do Curriculum Vitae
Certificado de Habilitações

Documentos a enviar após inscrição
Documento comprovativo do pagamento do curso

Público-alvo

4Enfermeiros, psicólogos, assistentes sociais, profissionais das ciências médicas e das ciências sociais, profissionais com experiência relevante e interesse na área de formação.

Certificado

Esta Pós-Graduação garante dupla certificação, caso atinja os objetivos pedagógicos da pós-graduação, ou seja, que obtenha uma avaliação igual ou superior a 10 numa escala de 0-20:

ACertificado de Pós-Graduação emitido pela FormaçãOnline, válido para a obtenção de créditos (ECTS), na candidatura a um Mestrado ou Doutoramento, ao abrigo do Processo de Bolonha, constituindo-se também, como uma valorização curricular na admissão a concursos públicos e privados.

BRegisto na Caderneta Individual de Competências do e-aluno, emitido através da plataforma SIGO – Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa, de acordo com a Portaria n.º 474/2010 de 8 de julho em caso de aproveitamento total ou parcial.

Tecnologia

world-512Para frequentar este curso é necessário ter acesso a um computador com ligação à Internet e um browser (programa para navegar na web), como o Chrome, Safari, Firefox ou Internet Explorer.

my_computerNão necessita de instalar quaisquer programas no seu computador para poder aceder ao curso.

 

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