Curso online de

Gestão do departamento comercial

220,00€

Duração: 60 horas
Preço (reais): R$ 741 | Preço (dólares): $ 236 QM

Área de formação: .

Descrição do curso

Resumo

A eficácia do Departamento Comercial desempenha, quase sempre, um papel essencial no sucesso ou insucesso comercial de uma empresa.
A estratégia de Marketing mais elaborada arrisca-se a falhar se não for apoiada, no terreno, por uma equipa comercial competente, motivada e formada.
A situação económica atual, a evolução tecnológica e o desenvolvimento incessante de novos produtos, obrigam as empresas a sustentarem o seu crescimento na reformulação de toda a estratégia comercial.
Uma vez que a qualidade, formação e motivação da equipa comercial tem um impacto direto na receita das entidades, é fundamental que o líder do Departamento Comercial, adquira competências para organizar e estruturar uma equipa comercial, respeitando os critérios de funcionalidade e operacionalidade, bem como planear e dinamizar a atividade.

Objetivos

Gerais:
Conhecer conceitos, técnicas e competências que possibilitem desempenhar funções de Gestão Comercial.

Específicos:
Concluída a ação de formação os e-alunos serão capazes de:
– Identificar as estruturas organizacionais adequadas a um departamento comercial, reconhecendo as principais tendências de gestão;
– Aplicar novas técnicas de gestão de equipas comerciais;
– Reconhecer a interação do Departamento Comercial, com os restantes departamentos organizacionais;
– Identificar processos de motivação de equipas comerciais;
– Preparar e controlar ações de venda, em função dos objetivos e da política da empresa, através de relatórios de visitas a clientes e relatórios de atividades periódicos;
– Interpretar os conceitos de supervisão, avaliação e controlo das forças de vendas.

Conteúdos Programáticos

Introdução à Gestão das Vendas
– Evolução do conceito de Gestão de Vendas
– O cenário atual das vendas

O Gestor da Força de Vendas (Vendas, Marketing e Recursos Humanos)
– Funções de um Gestor da Força de Vendas
– Competências de um Gestor da Força de Vendas

Organização de um Departamento Comercial
– Especializações (Território, Clientes, produtos e mista)
– Relações interdepartamentais

Gestor da Força de Vendas como Gestor de Recursos Humanos
– Estabelecimento do perfil do gestor comercial
– Fontes de Recrutamento e seleção
– Formação e treino dos candidatos selecionados

Liderança e Motivação da Equipa Comercial
– Liderança e os estilos de liderança
– Motivação pessoal e motivação da equipa
– Remuneração, desempenhos e comissões

Planeamento da Ação Comercial
– Fixação de objetivos
– Dimensão e Distribuição da Força de Vendas

Monitorização e Avaliação da Equipa Comercial
– Objetivos, meios e técnicas de monitorização
– Avaliação de desempenho

Metodologia

– A formação encontra-se dividida por Unidades num formato cumpridor dos standards internacionais de e-learning;
– A formação tem apoio de um e-formador ao qual poderá colocar as suas questões a qualquer momento;
– O e-aluno poderá aceder aos conteúdos da formação a qualquer hora do dia ou da noite, fins de semana e feriados, em função da sua disponibilidade, tendo apenas como restrição o ter de terminar o curso até ao último dia de formação;
– O e-aluno tem a possibilidade de efetuar o download de alguns materiais de formação para gravar no seu computador ou imprimir.

Destinatários

A formação em Gestão do Departamento Comercial dirigida ao público em geral, nomeadamente profissionais que exerçam ou pretendam exercer funções de gestão de equipas comerciais, Diretores Comerciais, Chefes de Venda e a todos os envolvidos no contacto com o cliente nas empresas.

Pré-Requisitos

Esta formação não exige qualquer conhecimento prévio do tema.

Avaliação

No modelo de e-learning o e-aluno tem a possibilidade de frequentar o curso e realizar as atividades nos dias e horários que desejar, desde que dentro dos prazos definidos pelo cronograma do curso.

A avaliação depende dos seguintes itens:
– avaliação obtida nos testes;
– classificação obtida nos desafios.

A conclusão da formação com Aproveitamento implica a obtenção de uma classificação final superior a 10 (dez) valores na nota de avaliação final, numa escala de 0 a 20 valores. A conclusão da formação com aproveitamento resulta na obtenção de um Certificado de Formação Profissional, emitido de acordo com os requisitos legais em vigor, que será enviado para a morada indicada pelo e-aluno até um prazo máximo de 15 dias após a conclusão da ação de formação.

Recursos Tecnológicos

– Para frequentar esta formação é necessário ter acesso a um computador com ligação estável à Internet e um browser (programa para navegar na web), como o Chrome, Safari, Firefox ou Internet Explorer.
– Não necessita de instalar quaisquer programas no seu computador para poder aceder à formação.
– Para aceder à plataforma é preciso ter o nome de utilizador e a respetiva senha, criados aquando da realização da inscrição e respetivo pagamento.

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Calendário da formação

MêsInício
Abril2017-04-05