Comunicação Empresarial

Curso online de

Comunicação empresarial

90,00€

Duração: 30 horas
Preço (reais): R$ 333 | Preço (dólares): $ 106 QM

Descrição do curso

Resumo

O sucesso de uma empresa advém não só de um bom relacionamento interno, ou seja, da comunicação que os seus colaboradores estabelecem entre si, mas também do bom relacionamento que estabelece e mantém com os seus semelhantes, assente, como sabemos, no bom conhecimento e uso da língua materna. Assim, erros de ortografia, de concordância, textos mal estruturados e sem coerência de ideias podem ser barreiras à comunicação e comprometer não só o processo de comunicação como o desempenho profissional de todos os intervenientes e, por conseguinte, o sucesso do grupo.

Para que isso não aconteça, o presente curso de comunicação empresarial, num primeiro momento, investe no conhecimento da língua portuguesa (gramática e texto), para, num segundo momento, abordar técnicas de escrita para uma comunicação escrita interna e externa eficaz.

Por fim, e porque vivemos na era da informação e da comunicação à escala mundial e em rede, o presente curso não poderia deixar de abordar um novo tipo comunicação a que as empresas podem recorrer – o blogue, como forma de comunicação social, de estabelecer contactos e de prestar ou divulgar informações ao público em geral.

Objetivos

Gerais:

Adquirir e aplicar conhecimentos linguísticos, técnicas e ferramentas fundamentais para conseguir uma comunicação bem-sucedida no meio empresarial.

Específicos:

Concluída a ação de formação os e-alunos serão capazes de:

– Reconhecer erros básicos da utilização da língua portuguesa e saber corrigi-los;

– Identificar diferentes tipos de discurso (escrito e oral, formal e informal);

– Utilizar o raciocínio lógico para falar ou redigir com clareza e concisão;

– Exercitar/ utilizar uma linguagem empresarial objetiva;

– Identificar os principais tipos e reconhecer a importância da correspondência interna e externa de uma empresa;

– Conhecer as características em termos de formatação e estilo linguístico da principal comunicação empresarial escrita;

– Utilizar as ferramentas da Web 2.0 para a comunicação social da empresa.

Conteúdos Programáticos

Comunicação (introdução)

– Comunicação

– Comunicação verbal (oral e escrita) e não-verbal

– Elementos do processo comunicativo

– Barreiras à comunicação

Língua portuguesa

– o registo formal versus o registo informal;

– o discurso oral versus o discurso escrito;

– alguns erros mais frequentes;

– a semântica e a sintaxe;

– a coesão e a coerência.

A comunicação escrita

– A correspondência comercial – regras gerais de comunicação:

– o uso das abreviaturas e das siglas;

– a escrita de números e de datas;

– as fórmulas de endereçamento – níveis/registos de língua;

– A carta:

– divisão tripartida: introdução, desenvolvimento, conclusão;

– linguagem simples, clara e objetiva;

– Outras formas de comunicação:

– a convocatória;

– a ata;

– o requerimento;

– o aviso (ou a ordem de serviço);

– a nota informativa (o comunicado);

– o fax;

– o correio eletrónico;

– o relatório.

– Correspondência social:

– o convite formal;

– o blogue.

Atividade final

– Produção individual e/ou coletiva de exemplos de comunicação escrita explorados: a planificação, redação e revisão de textos.

Metodologia

– A formação encontra-se dividida por Unidades num formato cumpridor dos standards internacionais de e-learning;
– A formação tem apoio de um e-formador ao qual poderá colocar as suas questões a qualquer momento;
– O e-aluno poderá aceder aos conteúdos da formação a qualquer hora do dia ou da noite, fins de semana e feriados, em função da sua disponibilidade, tendo apenas como restrição o ter de terminar o curso até ao último dia de formação;
– O e-aluno tem a possibilidade de efetuar o download de alguns materiais de formação para gravar no seu computador ou imprimir.

Destinatários

Técnicos e assistentes administrativos, profissionais da área da comunicação e do atendimento ao cliente, estudantes e público em geral se interessem pela língua portuguesa e o seu correto uso escrito ou falado.

Pré-Requisitos

Esta formação não exige qualquer conhecimento prévio do tema.

Avaliação

No modelo de e-learning o e-aluno tem a possibilidade de frequentar o curso e realizar as atividades nos dias e horários que desejar, desde que dentro dos prazos definidos pelo cronograma do curso.

A avaliação depende dos seguintes itens:
– avaliação obtida nos testes;
– classificação obtida nos desafios.

A conclusão da formação com Aproveitamento implica a obtenção de uma classificação final superior a 10 (dez) valores na nota de avaliação final, numa escala de 0 a 20 valores. A conclusão da formação com aproveitamento resulta na obtenção de um Certificado de Formação Profissional, emitido de acordo com os requisitos legais em vigor, que será enviado para a morada indicada pelo e-aluno até um prazo máximo de 15 dias após a conclusão da ação de formação.

Recursos Tecnológicos

– Para frequentar esta formação é necessário ter acesso a um computador com ligação estável à Internet e um browser (programa para navegar na web), como o Chrome, Safari, Firefox ou Internet Explorer.
– Não necessita de instalar quaisquer programas no seu computador para poder aceder à formação.
– Para aceder à plataforma é preciso ter o nome de utilizador e a respetiva senha, criados aquando da realização da inscrição e respetivo pagamento.

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Calendário da formação

MêsInício
Agosto2017-08-28

Opinião dos formandos

É a minha primeira experiência em cursos online, estou muito satisfeito e acho que a formação tem sido ótima. Quando comparado com cursos de formação presencial o e-learning possibilita uma melhor gestão do tempo. Tinha medo de ficar esquecido enquanto realizava o curso, pelo contrário senti que tinha o apoio real da professora. Recomendo a Formaçãonline a quem quiser frequentar aulas na modalidade de ensino através da internet, pela qualidade, seriedade, e por ser entidade formadora certificada.

David José Garcia Martinez
Comunicação empresarial