Descrição
O sucesso da comunicação advém não só de um bom conhecimento linguístico, ou seja, não advém apenas dos conhecimentos gramaticais que temos da língua portuguesa, mas também e, essencialmente, da nossa postura/comportamento enquanto atores sociais que somos e dos papéis que desempenhamos no nosso percurso pessoal ou profissional. Não é apenas aquilo que dizemos, mas também como nos apresentamos ao dizê-lo, que torna as outras pessoas interessadas na nossa mensagem e faz com que o objetivo comunicacional seja alcançado.
Tudo o que fazemos na vida, fazemos em função dos nossos relacionamentos: com o universo, com o ambiente físico e social e connosco mesmo. E a base de todo o relacionamento está na comunicação. Comunicar significa tornar algo comum. Quando uma pessoa transmite uma informação a outra, essa informação passa a ser comum a ambas. Uma comunicação assertiva significa emitir uma mensagem seguindo um objetivo, com coerência entre sentimentos, pensamentos e atitudes. O que se obtém com a assertividade é, principalmente, o equilíbrio das emoções negativas, sem impedir a sua expressão. Um empreendedor que não consiga expressar os seus interesses de forma equilibrada tem poucas probabilidades de sucesso. Comunicar é sair de si mesmo para ir ao encontro do outro.
Neste sentido, o presente formação online de Comunicação Efetiva e Assertiva encontra-se dividida em duas partes – a comunicação efetiva e a comunicação assertiva – onde poderá descobrir ou cimentar conhecimentos comunicacionais relacionados com a comunicação efetiva e assertiva enquanto cidadão comum ou trabalhador na área da comunicação.
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Gerais:
– Identificar e distinguir os elementos básicos do processo comunicacional.
– Identificar fatores determinantes para a eficácia no processo de comunicação.
– Identificar e desenvolver estilos de comportamento assertivo.
Específicos:
Concluída a ação de formação, os e-alunos deverão ser capazes de:
– Identificar e caracterizar os elementos intervenientes no processo de comunicação e os diferentes perfis comunicacionais;
– Desenvolver a comunicação assertiva;
– Identificar e transpor as barreiras que surgem nas diferentes fases do processo de comunicação;
– Realizar os diversos tipos de processamento interno da informação;
– Aplicar os diferentes tipos de perguntas no processo de comunicação;
– Compreender a especificidade do seu comportamento e dos outros;
– Relacionar a sua própria conduta com as expectativas e o comportamento dos outros;
– Desenvolver um estilo eficaz de liderança que motive os seus colaboradores.
1. Comunicação Efetiva
1.1 Elementos básicos do processo comunicacional – Emissor/Recetor, Canal, Mensagem/código, Contexto e Feedback
1.2 Determinantes da comunicação eficaz
1.3 Estilos/Perfis comunicacionais – Passivo, Agressivo, Manipulador e Assertivo
1.4 A comunicação como objeto de dinamização de uma equipa de trabalho
2. Comunicação Assertiva
2.1 Particularidades e vantagens do perfil assertivo: empatia, escuta ativa/escuta dinâmica, conceito de contexto comum, semântica e sintaxe, paralinguagem
2.2 Barreiras à Comunicação: barreiras gerais do processo de comunicação e barreiras típicas das diferentes fases do processo de comunicação
2.3 Componente emocional da assertividade
2.4 Desenvolvimento da assertividade – processamento interno da informação
A avaliação final depende da avaliação obtida nos testes.
A conclusão da formação com Aproveitamento implica a obtenção de uma classificação final igual ou superior a 10 (dez) valores na nota de avaliação final, numa escala de 0 a 20 valores. A conclusão da formação com aproveitamento resulta na obtenção de um Certificado de Formação Profissional, emitido de acordo com os requisitos legais em vigor, que será disponibilizado na área do e-aluno no site da FormaçãOnline até um prazo máximo de 15 dias após a conclusão da ação de formação.