Comunicação e Relacionamento Interpessoal

Curso online de

Comunicação e relacionamento interpessoal

110,00€

Duração: 25 horas
Preço (reais): R$ 409 | Preço (dólares): $ 124 QM

Descrição do curso

Resumo

Não podemos não comunicar e a interação entre as pessoas é seguramente um dos pilares das relações e da condição humana.

Nos dias de hoje, as competências ligadas à comunicação e ao relacionamento interpessoal podem representar o caminho para o sucesso tanto pessoal como profissional.

Neste curso, aprenda a desenvolver atitudes e ações facilitadores da comunicação e das relações interpessoais, otimizando comportamentos e atitudes no sentido de melhores estratégias para enfrentar os desafios do dia-a-dia.

Objetivos

Gerais:
Desenvolver comportamentos, atitudes e ferramentas facilitadores da comunicação e relacionamento interpessoal.

Específicos:
Concluída a ação de formação os formandos serão capazes de:
– Refletir sobre a universalidade da comunicação;
– Reconhecer o conceito de comunicação e os elementos intervenientes neste processo;
– Identificar as barreiras à comunicação;
– Reconhecer a dimensão da linguagem não-verbal;
– Distinguir atitudes comunicacionais ineficazes;
– Caracterizar os diferentes estilos de comunicação;
– Reconhecer a complexidade da personalidade do ser humano;
– Aumentar a compreensão acerca das diferenças individuais e do seu impacto na comunicação;
– Identificar os fatores determinantes das relações interpessoais;
– Reconhecer a importância das primeiras impressões no relacionamento interpessoal;
– Identificar o conjunto de motivações comuns às pessoas;
– Relacionar motivação e frustração;
– Reconhecer as diferentes teorias da motivação;
– Identificar os comportamentos desmotivantes e mobilizadores da motivação;
– Relacionar o conflito com as oportunidades;
– Distinguir os diferentes tipos de conflitos;
– Aplicar técnicas de gestão de conflitos nas relações interpessoais;
– Caracterizar as relações interpessoais no seio do grupo;
– Enumerar as vantagens e desvantagens do grupo;
– Relacionar coesão e ideologia de grupo;
– Reconhecer as particularidades do comportamento do indivíduo num grupo;
– Caracterizar o fenómeno da liderança;
– Propiciar o autoconhecimento, visando potenciar competências, reconhecer dificuldades e agir sobre pontos passíveis de mudança nas relações interpessoais;
– Desenvolver técnicas que tornem mais eficazes os processos de comunicação e relacionamento interpessoal.

Conteúdos Programáticos

1. A comunicação nas relações interpessoais
1.1. Universalidade da comunicação
1.2. Comunicação como processo
1.3. Linguagem não-verbal
1.4. Princípios da comunicação face a face
1.5. Princípios do comportamento nas relações interpessoais

2. Estilos de comunicação
2.1. Estilo agressivo
2.2. Estilo passivo
2.3. Estilo manipulador
2.4. Estilo assertivo
2.5. Técnicas de comunicação assertiva

3. Processo de desenvolvimento interpessoal
3.1. Construção da perceção e interação social
3.2. Fatores determinantes das relações interpessoais
3.3. Autoconceito e Autoestima
3.4. Expetativas e Autoconhecimento
3.5. Primeiras impressões e Categorização

4. O conflito nas relações interpessoais
4.1. O conflito como oportunidade
4.2. Tipos de conflito
4.3. Estilos pessoais de gestão de conflitos
4.4. Estratégias de gestão de conflitos

5. Motivação humana
5.1. O comportamento como atividade dirigida
5.2. Tipos de motivos
5.3. Motivação e frustração
5.4. Teorias da motivação
5.5. Comportamentos desmotivantes e mobilizadores da motivação

6. O grupo como domínio privilegiado das relações interpessoais
6.1. Relações interpessoais no grupo
6.2. Vantagens e desvantagens do grupo
6.3. Coesão e ideologia de grupo
6.4. Comportamento do indivíduo no grupo
6.5. Liderança

Metodologia

– A formação encontra-se dividida por Unidades num formato cumpridor dos standards internacionais de e-learning;
– A formação tem apoio de um e-formador ao qual poderá colocar as suas questões a qualquer momento;
– O e-aluno poderá aceder aos conteúdos da formação a qualquer hora do dia ou da noite, fins de semana e feriados, em função da sua disponibilidade, tendo apenas como restrição o ter de terminar o curso até ao último dia de formação;
– O e-aluno tem a possibilidade de efetuar o download de alguns materiais de formação para gravar no seu computador ou imprimir.

Destinatários

Todas as pessoas que pretendem aperfeiçoar as suas competências interpessoais e comunicar e relacionar-se de forma mais produtiva e eficaz com os outros.

Pré-Requisitos

Esta formação não exige qualquer conhecimento prévio do tema.

Avaliação

No modelo de e-learning o e-aluno tem a possibilidade de frequentar o curso e realizar as atividades nos dias e horários que desejar, desde que dentro dos prazos definidos pelo cronograma do curso.

A avaliação depende dos seguintes itens:
– avaliação obtida nos testes;
– classificação obtida nos desafios.

A conclusão da formação com Aproveitamento implica a obtenção de uma classificação final superior a 10 (dez) valores na nota de avaliação final, numa escala de 0 a 20 valores. A conclusão da formação com aproveitamento resulta na obtenção de um Certificado de Formação Profissional, emitido de acordo com os requisitos legais em vigor, que será enviado para a morada indicada pelo e-aluno até um prazo máximo de 15 dias após a conclusão da ação de formação.

Recursos Tecnológicos

– Para frequentar esta formação é necessário ter acesso a um computador com ligação estável à Internet e um browser (programa para navegar na web), como o Chrome, Safari, Firefox ou Internet Explorer.
– Não necessita de instalar quaisquer programas no seu computador para poder aceder à formação.
– Para aceder à plataforma é preciso ter o nome de utilizador e a respetiva senha, criados aquando da realização da inscrição e respetivo pagamento.

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Calendário da formação

MêsInício
Julho2017-07-03

Opinião dos formandos

No geral fiquei muito satisfeito com esta formação. Valorizo a pertinência desta temática nas minhas funções profissionais e pessoais.
Jorge Oliveira
Comunicação e relacionamento interpessoal