Curso online de

Comportamento do Consumidor

70,00€

Duração: 15 horas
Preço (reais): R$ 271 | Preço (dólares): $ 83 QM

Áreas de formação: , .

Descrição do curso

Resumo

Atualmente, os investigadores em marketing reconhecem que o comportamento do consumidor é um processo progressivo e não apenas o que acontece quando o comprador paga e em troca recebe um bem ou serviço.  É indispensável conhecer os consumidores.

Segundo Gade (1998, p.1), “o comportamento de consumo é definido como comportamento de procura, busca, compra, uso e avaliação de produtos e serviços para satisfazer necessidades”.

“Mais do que nunca, compreender o consumidor é reconhecido como uma necessidade vital, não apenas para as empresas, mas para toda a organização que se assuma como orientada para o mercado” (DUBOIS, 1998, cit in VIEIRA, 2004, p. 39).

Objetivos

Gerais:
– Compreender as variáveis e teorias no âmbito do comportamento do consumidor.
– Reconhecer os principais conceitos e processos que influenciam o consumo e compra.

Específicos:
Concluída a ação de formação, os e-alunos deverão ser capazes de:
– Compreender as variáveis explicativas individuais de consumo.
– Compreender as variáveis sociológicas e psicossociológicas que influenciam o consumo.
– Analisar a influência da cultura no comportamento de consumo.
– Compreender o processo de processamento da informação, perceção e envolvimento dos consumidores.
– Explicar a teoria das escolhas individuais.
– Analisar o processo de decisão de compra.
– Compreender os fatores que influenciam a decisão de compra.
– Identificar os diferentes tipos de compra.
– Reconhecer os diferentes tipos de consumidores e influenciadores do processo de compra.
– Compreender a importância do risco em marketing.
– Analisar como se forma a perceção do risco.
– Reconhecer os diversos tipos de risco.
– Identificar as diversas teorias que deram origem aos estudos do comportamento do consumidor.
– Distinguir os diversos tipos de memória.
– Reconhecer os direitos atribuídos aos consumidores portugueses.
– Compreender a importância do consumo sustentável.

Conteúdos Programáticos

1. Variáveis Explicativas
1.1 Variáveis explicativas individuais
1.2 Variáveis explicativas sociológicas e psicossociológicas

2. Análise do processo de tomada de decisão
2.1 Processamento da informação, perceção e envolvimento dos Consumidores
2.2 Teoria das escolhas individuais
2.3 O processo de decisão de compra

3. Intervenientes no processo de decisão de compra
3.1 Fatores que influenciam a decisão de compra
3.2 Comportamentos de compra e tipos de consumidores

4. Riscos ponderados
4.1 A perceção do risco
4.2 Tipos de riscos

5. Comportamento do Consumidor: evolução e atualidade
5.1 Evolução das teorias de comportamento do consumidor
5.2 O consumidor e a sociedade

Metodologia

  • O curso encontra-se dividido por Unidades num formato cumpridor dos standards internacionais de e-learning;
  • O curso tem apoio de um e-formador ao qual poderá colocar as suas questões a qualquer momento;
  • O formando poderá aceder aos conteúdos do curso a qualquer hora do dia ou da noite, fins-de-semana e feriados, em função da sua disponibilidade, tendo apenas como restrição o ter de terminar o curso até ao último dia de formação;
  • O formando tem a possibilidade de efetuar o download de alguns materiais de formação para gravar no seu computador ou imprimir.

Destinatários

– Profissionais ligados à área de marketing, gestão de produto, comunicação, publicidade, entre outros, que pretendem ampliar e aprofundar os conhecimentos abrindo horizontes para mercados emergentes.
– Gestores de marcas, que procuram aumentar competências por forma a ascender a cargos de direção.
– Empreendedores e profissionais liberais que tencionam potenciar o seu negócio gerando valor e competitividade.

Pré-Requisitos

Esta formação não exige qualquer conhecimento prévio do tema.

Avaliação

No modelo de e-learning o e-aluno tem a possibilidade de frequentar o curso e realizar as atividades nos dias e horários que desejar, desde que dentro dos prazos definidos pelo cronograma do curso.

A avaliação depende dos seguintes itens:
– avaliação obtida nos testes;
– classificação obtida nos desafios.

A conclusão da formação com Aproveitamento implica a obtenção de uma classificação final superior a 10 (dez) valores na nota de avaliação final, numa escala de 0 a 20 valores. A conclusão da formação com aproveitamento resulta na obtenção de um Certificado de Formação Profissional, emitido de acordo com os requisitos legais em vigor, que será enviado para a morada indicada pelo e-aluno até um prazo máximo de 15 dias após a conclusão da ação de formação.

Recursos Tecnológicos

– Para frequentar esta formação é necessário ter acesso a um computador com ligação estável à Internet e um browser (programa para navegar na web), como o Chrome, Safari, Firefox ou Internet Explorer.
– Não necessita de instalar quaisquer programas no seu computador para poder aceder à formação.
– Para aceder à plataforma é preciso ter o nome de utilizador e a respetiva senha, criados aquando da realização da inscrição e respetivo pagamento.

Calendário da formação

MêsInício
Dezembro2017-12-19