Descrição

Esta formação em Coaching para formadores e educadores foi desenvolvida a pensar nas dificuldades que os professores e os seus alunos encontram no relacionamento do seu dia-a-dia.

O Coaching é uma ferramenta de desenvolvimento e de gestão do comportamento humano. Tem como objetivo levar o indivíduo ao estado desejado, através de mudanças e transformações sustentáveis com foco no aumento da performance e na melhoria de resultados.

É um processo de desenvolvimento de competências que recorre a conhecimentos e ferramentas de variadas áreas do conhecimento como a Psicologia, as Neurociências, a Gestão, a Programação Neurolinguística (PNL), a Gestão de Recursos Humanos, a Antropologia, Sociologia, entre outras.

Para frequentar esta formação é necessário ter acesso a um computador com ligação estável à Internet e um browser (programa para navegar na web), como o Chrome, Safari, Firefox ou Internet Explorer. Entretanto, não será necessário instalar quaisquer programas no seu computador para poder aceder à formação.

Queres ficar por dentro das novidades do mundo da formação? Assina a nossa newsletter.

Gerais:

– Desenvolver e aperfeiçoar as competências chave para a prática do Coaching e do autocoaching e integrar o desenvolvimento pessoal e a Programação Neurolinguística na prática do Coaching bem como experienciar técnicas de Coaching.

– Ajudar professores e educadores a abrir os horizontes profissionais, transformando crenças e preconceitos que os impedem de ter um relacionamento feliz e saudável com os alunos.

Específicos:

Concluída a ação de formação os e-alunos serão capazes de:

– Conhecer os modelos e ferramentas de intervenção em Coaching;

– Conhecer o processo de autoconhecimento e o processo de transformação pessoal;

– Conhecer os recursos internos que estavam esquecidos;

– Tornar conscientes os pontos fortes e potenciar a sua utilização na sua função enquanto professores;

– Desenvolver as suas capacidades de liderança, de comunicação e de interação com os seus alunos;

– Identificar pontos menos fortes e criar recursos para os melhorar e transformar em mais-valias;

– Desenvolver a motivação e o interesse quer pela sua profissão quer pelo seu papel no sistema educativo;

– Reenquadrar as suas dificuldades e a potenciar novas atitudes e comportamentos mais ajustados às necessidades em sala;

– Conhecer competências e técnicas de coaching que os habilite a fazer a mudança em sala;

– Desenvolver um maior interesse dos alunos para as disciplinas lecionadas;

– Promover a autodescoberta e o crescimento pessoal dos alunos;

– Contribuir para que os alunos cresçam pela experiência e autoconsciência tornando-se mais motivados, focados e responsáveis.

1. O coaching

1.1 História e evolução do Coaching

1.2 Coaching e outras profissões de desenvolvimento pessoal

1.3 A atitude do Coach e o Autocoaching

1.4 Papel do Coach e do Coachee

1.5 Metodologia do Coaching

1.6 As diversas vertentes do coaching (Life Coaching, Executive Coaching, Career Coaching, Coaching de Equipas e Coaching Ontológico)

2. A Programação Neurolinguística

2.1 História e evolução da Programação Neurolinguística

2.2 Coaching e a Programação Neurolinguística

2.3 Modelo da Programação Neurolinguística

2.4 Abordagens da Programação Neurolinguística

2.5 Pressupostos da Programação Neurolinguística

2.6 Roda da Vida e Plano de Vida

2.7 Definição de Objetivos

2.8 Crenças e desconstrução de crenças

2.9 Hierarquia de valores e Alinhamento de Valores

2.10 Emoções e identificação de emoções

2.11 Transformação da História Pessoal

3. O coaching no sistema escolar

3.1 Qualidades de um Professor-Coach

3.2 Objetivos de um Professor-Coach

3.3 Crenças e Valores enquanto professor

3.4 Valorização de pequenos gestos diários

4. O coaching em sala

4.1 Como usar o Coaching na docência

4.2 Metodologia do Coaching em sala

4.3 Fases de intervenção num processo de coaching com os alunos

4.4 Análise do desempenho da turma

4.5 Rapport e Confiança

4.6 Escuta ativa e feedback positivo

4.7 Como criar perguntas poderosas

4.8 Ensinar a pensar melhor e diferente

4.9 Dinamizar a autoconsciência

4.10 Catalisar a reflexão e a autodescoberta

4.11 Motivar e acompanhar os alunos

4.12 Desenvolver Planos de Ação

Todos os Professores e Formadores que queiram:

• Refletir sobre o seu papel de educador/professor;

• Criar alinhamento com as suas experiências no papel de educador/professor;

• Adquirir competências de Coaching para crescer enquanto profissional;

• Adquirir competências de Coaching para ajudar os seus alunos.

No modelo de e-learning o e-aluno tem a possibilidade de frequentar a formação e realizar as atividades nos dias e horários que desejar, desde que dentro dos prazos definidos para a formação.

A avaliação final depende da avaliação obtida nos testes.

A conclusão da formação com Aproveitamento implica a obtenção de uma classificação final igual ou superior a 10 (dez) valores na nota de avaliação final, numa escala de 0 a 20 valores. A conclusão da formação com aproveitamento resulta na obtenção de um Certificado de Formação Profissional, emitido de acordo com os requisitos legais em vigor, que será disponibilizado na área do e-aluno no site da FormaçãOnline até um prazo máximo de 15 dias após a conclusão da ação de formação.

A formação foi muito interessante. Conseguiu superar as expectativas.

Salete da Conceição Martins

Considero que este curso superou as minhas expetativas e penso que constituirá uma ferramenta importante para utilizar no meu dia-a-dia, no desempenho das minhas funções docentes. Se tentarmos mudar qualquer coisa, por mínima que seja, a pouco e pouco, com o tempo poderemos conseguir grandes mudanças com impacto no nosso trabalho.

Paula Fernandes

A formação é ministrada 100% online, tendo uma duração de 30 dias de calendário e estando disponível 24 horas por dia e 7 dias por semana. O regime E-Learning da nossa academia da FormaçãOnline apresenta muitas vantagens e flexibilidade e não sacrificamos a qualidade em nenhuma das vertentes. No decorrer de toda a formação terá o acompanhamento do e-formador de forma assíncrona. O início da próxima ação está definido na data da próxima turma, contudo, se quiser iniciar de imediato fale connosco aqui.
Todas as nossas formações contam com o apoio permanente de e-formadores qualificados (com exceção da formação de "Dermocosmética - Autoaprendizagem"). Sempre que necessitar, ao longo da formação, poderá entrar em contacto com o e-formador através da academia para colocar as suas dúvidas.
As nossas formações estão  disponíveis online 24 horas por dia e 7 dias por semana, num formato cumpridor dos standards internacionais de e-learning. A gestão dos momentos de estudo é totalmente feita pelo e-aluno pois poderá aceder aos conteúdos da formação a qualquer hora do dia ou da noite, fins-de-semana e feriados, em função da sua disponibilidade, tendo apenas de terminar a formação até ao último dia definido. Poderá estudar quando quiser e onde quiser, já que só necessita de ter um computador com acesso à internet para poder realizar a sua formação. Desta forma, é mais fácil conciliar a aprendizagem com as exigências da sua profissão, da sua família e da sua casa. A formação tem apoio de um e-formador ao qual poderá colocar as suas questões a qualquer momento no decorrer da formação. No decorrer da formação irá contar com material multimédia interativo para efetuar o estudo. Esta formação encontra-se estruturada por unidades e  terá elementos de validação do conhecimento, que têm como objetivo a atribuição de uma nota final na formação. Esta estrutura tem a  finalidade de apresentar uma linha contínua de aprendizagem, com uma determinada duração, que é feita ao ritmo do e-aluno. O material auxiliar é uma rica biblioteca que está em contínua evolução, sendo assim, poderá conter artigos, vídeos, áudio, links, livros, com a possibilidade de efetuar o download de alguns materiais de formação para gravar no seu computador ou imprimir que permitem uma ligação permanente à formação.
A FormaçãOnline® é uma entidade formadora certificada, visto que, nos foram reconhecidos pela DGERT  os recursos e capacidades técnicas e organizativas necessárias para desenvolver os processos associados à execução de formação nas áreas em que desenvolvemos a nossa oferta formativa. Tendo, desta forma, sido validada a nossa atuação especializada, as competências técnicas dos formadores e a adequação dos nossos objetivos e conteúdos de formação. A conclusão da formação com aproveitamento implica a obtenção de um certificado de formação profissional, com o reconhecimento da FormaçãOnline.
Esta formação não exige qualquer conhecimento prévio do tema.
Para frequentar esta formação é necessário ter acesso a um computador, com ligação estável à Internet e um browser (programa para navegar na web), como o Chrome, Firefox, Safari, Microsoft Edge ou Internet Explorer. Não necessita de instalar programas no seu computador para poder aceder à formação. Para aceder à plataforma basta ter o e-mail e a respetiva senha, criados aquando da realização da inscrição.