Coaching para Formadores e Educadores

Curso online de

Coaching para formadores e educadores

230,00€

Duração: 55 horas
Preço (reais): R$ 1.001 | Preço (dólares): $ 265 QM

Áreas de formação: , .

Descrição do curso

Resumo

O Coaching é uma ferramenta de desenvolvimento e de gestão do comportamento humano. Tem como objetivo levar o indivíduo ao estado desejado, através de mudanças e transformações sustentáveis com foco no aumento da performance e na melhoria de resultados.
É um processo de desenvolvimento de competências que recorre a conhecimentos e ferramentas de variadas áreas do conhecimento como a Psicologia, as Neurociências, a Gestão, a Programação Neurolinguística (PNL), a Gestão de Recursos Humanos, a Antropologia, Sociologia, entre outras.

Esta formação é feita a pensar nas dificuldades que os professores e os seus alunos encontram no relacionamento do seu dia-a-dia.

Objetivos

Gerais:
– Desenvolver e aperfeiçoar as competências chave para a prática do Coaching e do autocoaching e integrar o desenvolvimento pessoal e a Programação Neurolinguística na prática do Coaching bem como experienciar técnicas de Coaching.
– Ajudar professores e educadores a abrir os horizontes profissionais, transformando crenças e preconceitos que os impedem de ter um relacionamento feliz e saudável com os alunos.

Específicos:
Concluída a ação de formação os e-alunos serão capazes de:
– Conhecer os modelos e ferramentas de intervenção em Coaching;
– Conhecer o processo de autoconhecimento e o processo de transformação pessoal;
– Conhecer os  recursos internos que estavam esquecidos;
– Tornar conscientes os pontos fortes e potenciar a sua utilização na sua função enquanto professores;
– Desenvolver as suas capacidades de liderança, de comunicação e de interação com os seus alunos;
– Identificar pontos menos fortes e criar recursos para os melhorar e transformar em mais-valias;
– Desenvolver a motivação e o interesse quer pela sua profissão quer pelo seu papel no sistema educativo;
– Reenquadrar as suas dificuldades e a potenciar novas atitudes e comportamentos mais ajustados às necessidades em sala;
– Conhecer competências e técnicas de coaching que os habilite a fazer a mudança em sala;
– Desenvolver um maior interesse dos alunos para as disciplinas lecionadas;
– Promover a autodescoberta e o crescimento pessoal dos alunos;
– Contribuir para que os alunos cresçam pela experiência e autoconsciência tornando-se mais motivados, focados e responsáveis.

Conteúdos Programáticos

1. O coaching
1.1 História e evolução do Coaching
1.2 Coaching e outras profissões de desenvolvimento pessoal
1.3 A atitude do  Coach e o Autocoaching
1.4 Papel do Coach e do Coachee
1.5 Metodologia do Coaching
1.6 As diversas vertentes do coaching (Life Coaching, Executive Coaching, Career Coaching, Coaching de Equipas e Coaching Ontológico)

2. A Programação Neurolinguística
2.1 História e evolução da Programação Neurolinguística
2.2 Coaching e a Programação Neurolinguística
2.3 Modelo da Programação Neurolinguística
2.4 Abordagens da Programação Neurolinguística
2.5 Pressupostos da Programação Neurolinguística
2.6 Roda da Vida e Plano de Vida
2.7 Definição de Objetivos
2.8 Crenças e desconstrução de crenças
2.9 Hierarquia de valores e Alinhamento de Valores
2.10 Emoções e identificação de emoções
2.11 Transformação da História Pessoal

3. O coaching no sistema escolar
3.1 Qualidades de um Professor-Coach
3.2 Objetivos de um Professor-Coach
3.3 Crenças e Valores enquanto professor
3.4 Valorização de pequenos gestos diários

4. O coaching em sala
4.1 Como usar o Coaching na docência
4.2 Metodologia do Coaching em sala
4.3 Fases de intervenção num processo de coaching com os alunos
4.4 Análise do desempenho da turma
4.5 Rapport e Confiança
4.6 Escuta ativa e feedback positivo
4.7 Como criar perguntas poderosas
4.8 Ensinar a pensar melhor e diferente
4.9 Dinamizar a autoconsciência
4.10 Catalisar a reflexão e a autodescoberta
4.11 Motivar e acompanhar os alunos
4.12 Desenvolver Planos de Ação

Metodologia

– A formação encontra-se dividida por Unidades num formato cumpridor dos standards internacionais de e-learning;
– A formação tem apoio de um e-formador ao qual poderá colocar as suas questões a qualquer momento;
– O e-aluno poderá aceder aos conteúdos da formação a qualquer hora do dia ou da noite, fins de semana e feriados, em função da sua disponibilidade, tendo apenas como restrição o ter de terminar o curso até ao último dia de formação;
– O e-aluno tem a possibilidade de efetuar o download de alguns materiais de formação para gravar no seu computador ou imprimir.

Destinatários

Todos os Professores e Formadores que queiram:
• Refletir sobre o seu papel de educador/professor;
• Criar alinhamento com as suas experiências no papel de educador/professor;
• Adquirir competências de Coaching para crescer enquanto profissional;
• Adquirir competências de Coaching para ajudar os seus alunos.

Pré-Requisitos

Esta formação não exige qualquer conhecimento prévio do tema.

Avaliação

No modelo de e-learning o e-aluno tem a possibilidade de frequentar o curso e realizar as atividades nos dias e horários que desejar, desde que dentro dos prazos definidos para o curso.

A avaliação depende dos seguintes itens:
– avaliação obtida nos testes;
– classificação obtida nos desafios.

A conclusão da formação com Aproveitamento implica a obtenção de uma classificação final igual ou superior a 10 (dez) valores na nota de avaliação final, numa escala de 0 a 20 valores. A conclusão da formação com aproveitamento resulta na obtenção de um Certificado de Formação Profissional, emitido de acordo com os requisitos legais em vigor, que será enviado para a morada indicada pelo e-aluno até um prazo máximo de 15 dias após a conclusão da ação de formação.

Recursos Tecnológicos

– Para frequentar esta formação é necessário ter acesso a um computador com ligação estável à Internet e um browser (programa para navegar na web), como o Chrome, Safari, Firefox ou Internet Explorer.
– Não necessita de instalar quaisquer programas no seu computador para poder aceder à formação.
– Para aceder à plataforma é preciso ter o nome de utilizador e a respetiva senha, criados aquando da realização da inscrição e respetivo pagamento.

Pretende iniciar este curso imediatamente?

Contacte-nos!

Calendário da formação

MêsInício
Junho2018-06-25

Opinião dos formandos

A formação foi muito interessante. Conseguiu superar as expectativas.
Salete da Conceição Martins
Coaching para formadores e educadores


Considero que este curso superou as minhas expetativas e penso que constituirá uma ferramenta importante para utilizar no meu dia-a-dia, no desempenho das minhas funções docentes. Se tentarmos mudar qualquer coisa, por mínima que seja, a pouco e pouco, com o tempo poderemos conseguir grandes mudanças com impacto no nosso trabalho.
Paula Fernandes
Coaching para Formadores e Educadores