As ferramentas da qualidade são utilizadas para definir, medir, analisar e propor soluções para os problemas identificados que interferem no desempenho dos processos organizacionais. Ajudam assim a estabelecer melhorias de qualidade.

Surgiram na década de 50 do século XX, com base nos conceitos e práticas existentes naquela época e, a partir daí, vêm sendo utilizadas nos sistemas de gestão, através de modelos estatísticos que auxiliam na melhoria dos serviços e processos.

1. Fluxograma

Auxilia na identificação do melhor caminho que o produto ou serviço irá percorrer no processo, ou seja, mostra as etapas sequenciais do processo, utilizando símbolos que representam os diferentes tipos de operações, com o objetivo de identificar o desvio, caso ocorra.

2. Diagrama de Ishikawa (Espinha de Peixe)

Tem como objetivo identificar as possíveis causas de um problema e os seus efeitos, através da relação entre o efeito e todas as possibilidades de causa que podem contribuir para o mesmo.

3. Folhas de Verificação

É uma lista de itens pré-estabelecidos que serão marcados a partir do momento em que forem realizados ou avaliados. É usada para a certificação de que os passos ou itens pré-estabelecidos foram cumpridos ou para avaliar em que nível eles estão.

Ferramentas de Qualidade

“As sete ferramentas da qualidade ajudam a organização a elevar seu nível de qualidade através da identificação dos problemas e, consequentemente, na diminuição dos mesmos.”

4. Diagrama de Pareto

É um recurso gráfico utilizado para estabelecer uma ordenação nas causas de perdas que devem ser sanadas.

5. Histograma

Tem como objetivo mostrar a distribuição de frequências de dados obtidos por medições, através de um gráfico de barras indicando o número de unidades em cada categoria.

6. Diagrama de Dispersão

Mostra o que acontece com uma variável quando a outra muda. São representações de duas ou mais variáveis que são organizadas num gráfico, uma em função da outra.

7. Controle Estatístico de Processo (CEP)

Usado para mostrar as tendências dos pontos de observação num período de tempo. É um tipo de gráfico utilizado para o acompanhamento do processo, determinando a faixa de tolerância limitada pela linha superior (limite superior de controle) e uma linha inferior (limite inferior de controle) e uma linha média do processo (limite central), que foram estatisticamente determinadas.

As sete ferramentas da qualidade ajudam a organização a elevar seu nível de qualidade através da identificação dos problemas e, consequentemente, na diminuição dos mesmos.

Fonte: http://blogdaqualidade.com.br

formação em ferramentas da qualidade

Pretende adquirir formação de nível superior nesta área?

Conheça a formação online em Ferramentas da Qualidade!

As ferramentas da qualidade são instrumentos fundamentais para desenvolver o raciocínio lógico e a tomada de decisões objetivas, com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento das pessoas e a solução de problemas de média e alta complexidade.