Há sempre forma de reduzir despesas, por mais que ache impossível gastar menos do que já gasta. Algumas são fáceis, mas há outras que já exigem mais esforço. No entanto, no final todas valem a pena pois irá conseguir poupar algum.

O orçamento anda bastante apertado, o dinheiro não chega até ao final do mês ou o seu ordenado não chega para fazer face a todas as despesas? Chegou a hora de começar a reduzir os gastos. Mesmo que lhe sobre algum dinheiro, cortar despesas desnecessárias é sempre bom, assim pode investir onde realmente interessa. Reeducar-se financeiramente é um exercício diário e exige determinação, por isso aprenda a reduzir os seus gastos e equilibrar a sua vida financeira com apenas estas dicas.

1 – Partilhe o carro

Se tem colegas que vivem relativamente perto de si, divida o carro com eles para irem para o trabalho ou levarem as crianças à escola. Desta forma irá economizar combustível, estacionamento, manutenção, etc…

2 – Mantenha os pneus do carro cheios

É uma medida tão simples, mas que ajuda muito a economizar combustível.

3 – Tente renegociar

Veja o que consegue fazer para renegociar as suas dívidas: por vezes uma simples chamada ajuda a diminuir uns euros.

4 – Venda o que já não usa

Ganhe dinheiro com coisas que só estão a ocupar espaço em sua casa. Há vários sites que fazem isso e hoje em dia as redes sociais podem ser um ótimo aliado.

5 – Use lâmpadas económicas

Verá a economia a longo prazo, pois além de durarem mais, consomem menos energia.

6 – Desligue os aparelhos elétricos

Ainda que não acredite eles consomem muito, mesmo quando não estão a ser utilizados. Claro que há alguns que tem de manter sempre ligados, como é o caso do frigorífico, mas sabia, por exemplo, que o microondas é o aparelho que mais consome desligado?

7 – Cancele gastos fixos que não usufrui

Está inscrito no ginásio e nunca lá põe os pés? Ou tem um seguro de saúde que nunca usa, pois prefere sempre o Sistema Nacional de Saúde? Então cancele-os, pois só estão a aumentar os seus gastos mensais.

8 – Procure entretenimento gratuito

Se procurarmos há sempre coisas gratuitas: museus, atividades, etc. Ou pode sempre plenear coisas com os seus amigos que não envolvam muitos gastos, como um piquenique, jantares em casa ou dias de praia.

9 – Reduza gastos supérfluos

Cigarros, álcool, jantares e almoços fora de casa? Se sempre quis deixar de fumar, poderá ter um incentivo com a poupança de dinheiro. Faça as contas e veja como ao final do ano pode significar um pequeno pé de meia.

10 – Prefira cozinhar em casa

As marmitas estão super na moda e não há nada melhor do que saber o que está a comer: para o seu bolso e para a sua saúde. Faça as contas e veja quanto poupa ao final do mês levando sempre o almoço para o trabalho. Uma boa dica também é comprar em grande quantidade. Procure por produtos em embalagens “tamanho família”, assim poupa mais e pode cozinhar logo para várias refeições, mas lembre-se de ver sempre a data de validade para evitar o desperdício.

11 – Procure cupões de desconto

Seja em grandes sites de promoções e descontos ou campanhas dos próprios supermercados, vale a pena estar atento para conseguir poupar.

12 – Tenha uma horta em casa

No início poderá ter de investir um pouco, mas a longo prazo poderá economizar em vários alimentos.

13 – Faça uma lista antes

Faça sempre uma lista antes: seja para as compras de alimentação, seja de roupa, seja do que for. A lista irá ajudá-lo a manter o objetivo.

 

02.08.2017
Fonte: http://lifestyle.sapo.pt